Conservando o solo agrícola: o uso do plantio em faixas

Uma das técnicas de proteção do solo que está sendo usado para a agricultura é o plantio em faixas. Esse texto pretende expor essa técnica para os alunos de ensino médio e demais interessados.

Diferentes culturas agrícolas possuem diferentes graus de recobrimento do solo (Figura 1). Por exemplo, a cultura do milho cobre uma porcentagem do solo diferente daquela proprocionada pela mucuna. Esse fato implica que o solo sobre milho, por ter menor recobrimento do solo, apresenta maior chance de sofrer erosão em relação à mucuna.

Figura 1. À esquerda, uma plantação de milho com espaçamento que permite uma alta exposição do solo às gotas de chuva. À direita, uma área coberta por mucuna, um adubo verde, que cobre praticamente a área toda na qual ele é plantado, oferecendo alta proteção ao solo que o sustenta.

Fonte das fotos:

http://sgp.undp.org

http://www.agroforestry.net/

Baseado no exposto foi concebida a idéia do plantio em faixas que consiste em alternar, em uma dada área, o plantio de espécies vegetais que possuem diferentes coberturas do solo. Desse modo, parte do solo fica coberto por culturas que recobrem menos o mesmo e outras ficam com culturas que o recobrem mais. Com isso, o solo da área plantada ganha maior cobertura vegetal do que se estivesse inteiramente coberto pela cultura de menor recobrimento do solo que, geralmente, é a cultura principal da área. Dessa forma, o solo está menos propenso a sofrer erosão nas partes em que está com maior cobertura.

Adubos verdes como a mucuna ou a crotalária são plantas adequadas para realizar o plantio em faixas uma vez que possuem rápido crescimento e com altíssima cobertura do solo. Dessa forma, por exemplo, uma área coberta por milho e mucuna pode apresentar o desenvolvimento de processos erosivos na área de milho, mas esses processos não se desenvolvem tanto uma vez que ao se expandirem pela área logo encontram uma região de solo muito bem protegido pela mucuna.

Figura 2. Plantio em faixas. As áreas de solo mais exposto estão cobertas por milho e em seguida há o recobrimento maior da área por alguma outra cultura.

Fonte da foto: http://oceanworld.tamu.edu/

Um dos benefícios de utilizar adubos verdes para o plantio em faixas se deve ao fato de eles produzirem grande quantidade de biomassa acima do solo e, se o solo tiver bactérias para tanto, esses adubos podem fixar o nitrogênio atmosférico, aumentando a fertilidade do mesmo. Após a colheita da cultura principal, as faixas de maior cobertura do solo passam para o lugar onde a cultura principal estava implantada e vice-versa. Dessa maneira, a cultura principal pode se beneficiar da fertilização e da maior proteção do solo oferecida pela cultura de maior cobertura do solo. Assim, no plantio em faixas, há a alternância também dos locais de plantio da cultura de menor e maior recobrimento do solo. A espessura das faixas, de cada cultura, geralmente, varia de 20 a 40 metros.

Pelas razões explicadas, o plantio em faixas constitui uma prática de conservação do solo relativamente barata e muito saudável para a proteção do mesmo. Vale observar que quando corretamente aplicada, essa técnica pode substituir o uso de terraços agrícolas para conservar o solo, e, por conseqüência, a água e o ambiente.

Preparado a partir de:

LEPSCH, I.F. Formação e Conservação dos Solos. São Paulo: Oficinas de Texto, 2002. 178p.

SPAROVEK, G. Notas de aula de Manejo e Conservação do Solo – módulo conservação. Piracicaba, [a.n.t.], ESALQ/USP, 2009.