José Raimundo F.C. Júnior 

                                                                                                                                                Juvencharles Lemos Alves

                                                                                                                                                   Kairo Cabral Nascimento

 

                                                                                   RESUMO

Muitas das responsabilidades que os empresários possuem nos dias de hoje, como qualidade de atendimento, transmissão de uma boa imagem da empresa, ouvir seus clientes surgiram recentemente a partir de uma mudança de perspetiva na maneira como se mantém uma empresa. Entre essas responsabilidades encontra se o fornecimento direto aos consumidores de maneira geral em relação aos bens e serviços. Os empresários anteriormente não tinha esse fator como preocupação, era uma forma de trabalho bem mais lógica com excesso de formalismo, empresa e consumidor não interagiam e seus laços eram meramente compra e venda. Porém essa realidade mudou totalmente, as empresas passaram a se preocupar de fato com a forma como o cliente olha seus produtos pois sabe-se que isso é totalmente fundamental, podemos afirmar que a relação ‘empresa-comprador’ está bem mais estreita, por isso não podendo mais ser ignorada, uma vez que essas ações ganharam um contexto bem significativo no mercado. A sociedade hoje em dia esta com mais dinheiro em mão, também uma possibilidade maior de escolhas necessitando de uma atenção maior por parte das empresas que estão a oferecer seus serviços, as consequências que são geradas para os empresários que não respeitam esses requisitos podem ser catastróficas, eles passam a perder uma grande parte de seus clientes, lucros e capital, ou seja o fundamental. Por isso esses e outros fatores serão observados em nosso trabalho onde buscaremos estudar e analisar essas consequências diretas que uma empresa pode sofrer sempre procurando buscar uma forma uma forma de superar este fenômeno ainda presente no mercado empresarial.

 

1 INTRODUÇÃO

       A referência de uma empresa hoje é fator essencial que a torna vista com bons olhos no mercado pelos consumidores e o que percebemos nos últimos tempos é uma preocupação desse tipo de consumidor que se tornou mais informado e preocupado com as próximas gerações e com planeta.

        A referência destes empresários no meio social, as fontes e origens dos produtos e serviços que estamos consumindo e adquirindo são exigências que os novos consumidores exige nos dias de hoje e a mídia tornou-se aliada na identificação dos empresário responsáveis como os consumidores, empresas que embora estejam envolvidas em litígios com consumidores correspondem de forma responsável na situação não faltando com respeito e ética aos consumidores nas suas condutas. 

       Uma empresa para o pleno desenvolvimento de suas atividades depara-se com uma série de exigências necessárias que precisam ser atendidas para o pleno exercício do que se propõe a realizar, ou seja sua atividade no mercado. Dependendo dos bens ou serviço a que a empresa se proponha a fabricar, fornecer, construir ou importar responderá por eventuais perigos a que os consumidores estarão expostos ao adquirirem, usarem ou contatarem os serviços. O empresário juntamente com seus colaboradores ao exercer as suas atividades portanto estão sujeitos a responderem objetiva pelos danos causados aos adquirentes dos bens ou serviços já que todos os produtos ou serviços podem dependendo do seu uso causarem riscos à saúde.  

          Dessa forma podemos compreender a dimensão que um empresário possui ao desempenhar sua função, dessa forma o mesmo tem que possui, necessariamente, total consciência de que sua atividade será voltada para uma forma de trabalho onde teremos uma grande vinculação entre seu exercício funcional junto a sociedade, assim esse empresário antes de todas suas responsabilidades tem de dedicar real importância ao relacionamento da empresa e a sociedade.