Graças ao mercado e as facilidades encontradas hoje em dia para quem deseja viajar para outros países e fazer um intercâmbio, é muitos brasileiros estão correndo atrás desse, que é sem dúvida alguma, o grande sonho de muitos estudantes e profissionais de diferentes áreas no país.

Segundo dados de uma matéria que foi vinculada no site da Folha, 19/05/2013, o mercado de intercâmbios movimentou, somente no ano passado, cerca de R$2 bilhões. As informações e os valores da matéria são da Belta (associação de organizadores de viagens educacionais).

Como se percebe no parágrafo acima, esses são números grandes e demonstram o potencial que existe nesse mercado. Agora, como tudo na vida, nem tudo são flores, e para fazer um intercâmbio algumas ações são necessárias para evitar problemas. Afinal, o que ninguém deseja é ter novidades indesejadas.

Confira abaixo algumas ações que você poderá adotar antes, durante e depois do intercâmbio:

a)    Se a casa que você mora é alugada, uma alternativa para os móveis são as empresas de self storage e guarda tudo. Como o aluguel desses espaços é menor, compensa deixar as coisas por lá enquanto estiver fora.

b)    Para quem não tem dinheiro para se bancar fora do país, saiba que o governo federal abre seleção para bolsas no exterior todo ano. Para concorrer, é preciso ter boas notas na faculdade e se garantir no idioma.

c)    Após resolver as questões da ida, aproveite ao máximo essa experiência. Não fique trancado dentro de casa, explore a cultura local e pratique o idioma. Lembre-se que você está fazendo essa viagem para aprender algo. Não perca tempo!