“A matéria prima do Universo é o Espírito”...

Expressando que o fundamento do mesmo, ou seja, do Universo: é de natureza não física, e, portanto: espiritual. E o fato é que as pesquisas incessantes do não-Físico, do Abstrato e Consciencial de todas as coisas, são fatos probantes de que a Ciência encaminha-se para o Espírito, para o estofo, o substrato fundante de todas as coisas, pois que o átomo alberga em si algo que o aproxima de uma formulação matemática, um conteúdo intelectual. (Vide: “Problemas da Física Moderna” – M. Born, P. Auger, E. Schrodinger e W. Heisenberg – Edt. Perspectiva).

Subindo-se um degrau mais, até às plantas, sabe-se que “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec – 1857 – Ide), em seu Capítulo 4, ‘Princípio Vital’, e, conquanto sua brevidade no tocante ao tema, falava algo a respeito dos “instintos” inerentes a tais, uma espécie de “inteligência não racional”, que os seus continuadores - tais como Emmanuel, André Luiz, e outros mais – insinuaram haver nelas muito mais, pois estariam dotadas de rudimentos de memória, de percepção e de cognicidade, além de outras particularidades dos Seres viventes a elas superiores, onde se destaca o homem como ápice da escala evolutiva e consciencial.

De tal forma que as plantas estão providas, sim, de alguma atividade psíquica que, além de complexas funções celulares, elas processam a fotossíntese produzindo compostos orgânicos a partir da presença da luz, da água e do gás carbônico quando, a um só tempo, produzem o oxigênio da respiração animal.