Consciência Ambiental: Coleta Seletiva e Reciclagem no Ambiente Escolar
 
Consciência Ambiental: Coleta Seletiva e Reciclagem no Ambiente Escolar
 


Naianne Almeida Dias Trindade

Pós-Graduada em Meio Ambiente e Desenvolvimento na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga-BA, Brasil. ([email protected])

RESUMO

Este estudo teve por finalidade discutir a questão da coleta seletiva no ambiente escolar, visando a reciclagem e preservação do meio ambiente. Justifica-se sua concretização pela necessidade de despertar a sensibilidade dos discentes com relação ao destino dos resíduos gerados na Escola. O objetivo geral foi utilizar a mediação do corpo docente da Instituição para conscientizar os alunos sobre a questão dos resíduos sólidos, desencadeando uma postura em defesa do planeta. O projeto foi aplicado em turmas do Ensino Fundamental séries iniciais, com várias atividades e práticas pedagógicas, buscando mudanças de comportamento em relação ao manejo e destino do lixo, utilizando este assunto como estratégica interdisciplinar para inserir Educação Ambiental no currículo escolar. A comunidade escolar adquiriu maior consciência sobre a situação do meio onde vive e convive, tendo atitudes responsáveis e comprometidas com os cuidados ao meio ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Reeducação, Mudança, Valorização Ambiental, Discentes.

ABSTRACT

This study aimed to discuss selective collection in the school environment, aiming to recycling and preservation of the environment. Justifies-if its implementation by the need to awaken the sensitivity of the learners in relation to the destination of the waste generated in School. The general objective was to use the mediation of the teaching staff of the institution for awareness pupils on the question of solid waste, triggering a posture in defense of the planet. The project was applied in classes of Fundamental Education initial series, with various activities and pedagogical practices, seeking changes in behavior in relation to management and destination of garbage, using this as strategic interdisciplinary to insert Environmental Education in school curriculum. The school community acquired greater awareness on the situation of the environment where they live and lives, having attitudes responsible and committed to the care to the environment.

KEY-WORDS: Reeducation, Change, Environmental enhancement, learners.

INTRODUÇÃO

Por ser parte integrante da sociedade e co-responsável pela sua transformação, torna-se necessário que a Escola ofereça meios para que seus alunos participem se manifestem, criando a sua consciência crítica e comprometida com o meio ambiente. Os educadores têm um papel fundamental na inserção da Educação Ambiental.
O docente precisa ter como horizonte a transformação de hábitos, mobilizando os discentes para formação da consciência ambiental. A Escola deve favorecer o trabalho de questões ambientais, promovendo ações de integração, divulgação e discussão das atividades desenvolvidas, bem como elaborar uma política ambiental para a instituição. O incentivo à reciclagem e a utilização de materiais recicláveis são práticas que podem ser utilizadas pela direção, como aliado no processo de sensibilização-conscientização.
Oliveira (1997), afirma que "a Educação Ambiental deve estar fundamentada na mudança de percepção dos seres humanos em relação à natureza". Ela deve transformar a visão utilitarista dos recursos naturais em atitudes, valores e ações capazes de frear o acelerado processo de deterioração do meio ambiente. No cenário presente, a missão de BRASIL e SANTOS (2004, p. 01) é um estimulante reforço para as crenças ambientalistas. Elas constataram que:

[...] muitas das agressões cometidas contra o habitat resultam da falta de informação, sinônimo de ignorância. Aliás, a causa primeira da dilapidação do patrimônio natural no Brasil é a conjugação de dois fatores: a cupidez, de quem só enxerga o lucro a qualquer custo e a ignorância conduta de quem aparenta desconhecer os resultados da insensatez praticada contra a natureza.

Há pouco tempo para reverter os malefícios realizados em nome do progresso, por isso cada ser humano deve se comprometer e fazer sua parte. Frente a esta problematização, as professoras realizaram atividades no intuito de despertar a sensibilidade e conscientização dos alunos em relação à Educação Ambiental e embelezamento da escola, desenvolvendo práticas de conscientização, fazendo com que os objetivos traçados neste estudo fossem cumpridos.
 
Avalie este artigo:
4 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Atualmente é soldada da Polícia Militar da Bahia - 9ºBPM, possui graduação em Pedagogia com Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Atua no setor Psicopedagógico desta instituição.
Membro desde fevereiro de 2011
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: