O progresso social deve ser o objetivo do professor. Talvez o método positivista ainda seja relativamente necessário, pois, nossa história é muito pouco contada pela educação informal: os pais. Fatos políticos, datas, personagens são necessários, desde que sejam devidamente contextualizados dento de nossa trajetória eurocêntrica de aculturação e predomínio das elites associadas à globalização imperialista dos séculos XIX e XX.
Fórmulas matemáticas, princípios físico-químicos, genética e evolucionismo devem adquirir função construtiva em conjunto à formação social do individuo. Funções profissionais devem ser promovidas junto à sensibilização social e papel de cada profissão em prol de um mesmo sistema. Um sistema diferenciado. Que vá à contra mão do capitalismo consumista e individualista. Tal transformação só se torna possível através educação. Da formação de base.
O mundo globalizado avança sob a existência de um câncer em sim mesmo. O modo de vida estadunidense assola a juventude latino americana e principalmente brasileira. Especialmente a classe média, intensamente mais numerosa, consumista e americanizada.