Universidade Federal de Pernambuco

Por: Maria Severiana de Albuquerque

Curso: Pedagogia Email: [email protected]
Síntese: Conhecimento científico e conhecimento cotidiano

A discussão do texto e entorno do conhecimento cientifico e cotidiano destacando como ensinar ciências na escola. Ao abrir a linha de discussão sobre essas temáticas, o próprio texto vai esclarecendo o que envolve o conhecimento humano que é vivenciado no cotidiano dos sujeitos na sua forma de expressar a sua concepção de mundo é sua interação com o ambiente. É a partir dessa sua primeira percepção que o homem desde muito tempo induz é deduz explicações para um determinado fato ou fenômenos que acontece no seu dia a dia. O homem por si só é capaz de alterar o ambiente para a sua própria conveniência, e, sobretudo para uma melhor qualidade de vida. Esse processo só pode ser concebido através do conhecimento que adquirimos esse conhecimento por sua vez e repassado para as próximas gerações.
Quando a questão é conhecimento cotidiano, podemos dizer que ele tem sua base na observação de fatos que acontece na vida comum do sujeito, que com base nos princípios desse conhecimento ele pode através de teste ser torna científicos. É importante destacar que o embasamento de conhecimento cotidiano não pode afirmar como "verdades", pois não possuem uma consolidação de caráter experimental que venha comprovar a fim de consolida a veracidade das informações. Por outro lado, esse tipo de conhecimento possui aceitos outros tipos de conhecimentos, e um conhecimento que tem suas principais características ligadas a apego ao concreto, o real, apego ao contexto onde é reproduzido, é também pode esta atrelado a preconceitos e ao costumes de caráter conservador.
O interessante no conhecimento cotidiano é que ele admite outras fontes de informações, sobretudo quando se refere à religião e a cultura de uma especifica sociedade por exemplo. Com relação ao conhecimento cientifico o saber do cotidiano, a experiências, o conhecimento produzido pela sociedade em geral é bem mais acessível à população do que o conhecimento cientifico que se limita a um baixa parcela da população. O conhecimento cientifico tem a sua sustentação a base experimental,porém é sumamente importante deixa claro que a ciência não produz
"verdades" ela pode ser questionada.O conhecimento cientifico apresenta terminologia especificas,que podemos dizer que são conhecidas como códigos que são usados com a finalidade de socializar o pensamento.Em comparação do conhecimento cotidiano que é apegado ao contexto,o saber cientifico ele é totalmente independente do contexto.Unas das características do saber científico é que tem apego ao abstrato e pelo simbolismo,tem respostas generalizadas e pode ser repetidas em situações diversas,ao contrario do conhecimento cotidiano que possui uma independência associada a fator conceitual,pois é acumulativo.
O texto ao apresenta a discussão voltada para o ensino de ciências na escola,direciona na proposta de que a objetividade do docente como educar dever sempre provocar ao aluno a questionar,os alunos entrar no ambiente escolar já adquirindo um conhecimento mais voltado para a sua realidade,sua cultura e valores,a escola entra com um papel mais ideológico,ou seja, a escola buscar de certa forma quebrar a ruptura do conhecimento cotidiano do aluno,com a intenção de penetra o conhecimento cientifico na vida do aluno.A escola deve se posicionar na questão de não romper com o conhecimento provisório ou "prévio" dos seus estudante,mas deve saber incorpora saberes aos estudantes para que eles possa questionar um determinado evento que acontece na sua vida através da explicação do conhecimento científicos,ou seja,através da ciências.Sem tirar o conhecimento cotidiano mais saber fazer entender que muitos dos conhecimentos popular também podem ser testado e possivelmente comprovado,dessa maneira a socialização do conhecimento científico é cotidiano deve sempre ser trabalhado pelo docente com a finalidade de enriquecer o aprendizado dos estudantes.