E inegável que nos dias de hoje com o advento da internet móvel e da banda larga 3G e em uma época que se fala de banda larga 4G se queira obter um computador que possa ser móvel e usado de forma livre de cabos.

Mas você já parou para pensar como funciona um computador móvel?

Aqui vamos expor um pouco sobre o funcionamento do notebook um dos muitos computadores moveis que existe por ai. Não vamos aqui nos ater em detalhes técnicos mas sim procurar dar ao assinante uma visão global e superficial sobre o funcionamento do computador.

Vamos iniciar falando um pouco sobre o notebook o notebook e computador que funciona da mesma forma de um computador qualquer ou seja quando se liga o processador ira buscar o sistema operacional para então o próprio sistema operacional se encarregar de deixar o computador funcionando plenamente.

Mas agora você deve estar se perguntando por que escrever especificamente sobre o funcionamento de um notebook se o funcionamento e igual ?

Simples por que há algumas diferenças entre o notebook e o computador de mesa por exemplo o notebook funciona como uma bateria que acumula energia elétrica e alimenta o notebook por algum tempo fora da tomada por isso e que se consegue usar o notebook sem tomadas.

Mas e os cabos de mouse teclado oque acontecem com estes cabos em um notebook ?

Estes cabos deixam de existir e o mouse e o teclado ficam acoplados ao notebook sem haver uma ligação interna dentro do notebook que garante o funcionamento do teclado e do mouse mas o principio e a função tanto do mouse como do teclado são os mesmos ou seja tanto o teclado quanto o mouse tem função de inserir dados dentro do computador para serem expostos por meio da tela do notebook A Tela do notebook como visto possui a mesma função da tela do computador de mesa diferenciando-se que o mesmo tem todos os seus circuitos acoplados internamente se integrando com o mouse e com o teclado.

Mas ai de repente surge a pergunta: Como se pode conectar internet com o notebook ?

A resposta vem através de um mini-modem fornecido pela operadora de banda larga que quando encaixado no notebook este ira reconhecer a peça e dar acesso total a internet de forma móvel ou seja sem a necessidade de se conectar a cabos.

E a impressora como fica em um notebook ?

Este talvez seja o grande problema no que diz respeito a computadores moveis a impressora não e possível transformar com um preço acessível impressoras comuns em impressoras moveis pois esta tecnologia e muito custosa para o fabricante nos dias de hoje.

Mas se pode transportar um trabalho seja de escola ou mesmo de fins profissionais de um computador portátil no caso o notebook para ser impresso em uma impressora de computador de mesa usando um dispositivo de portabilidade de dados ou seja que permite se transportar dados pode ser um CD,DVD,pen drive ou mesmo disquete.

O mais comum nos dias de hoje e o pen drive um dispositivo que quando inserido no notebook faz por meio de procedimentos adotados pelo próprio usuário a transferência de dados para o pen drive e este pode ser colocado em qualquer computador de mesa ou móvel independentemente de qualquer tecnologia dês de que tenha o padrão USB(Cabo universal traduzindo a grosso modo).

Esta tecnologia de USB permite que se transporte qualquer coisa para qualquer tipo de computador dês de um grande servidor ate o mais simples dos computadores de mesa dês de que tenha esta tecnologia instalada em seu computador.

Concluo este artigo dizendo que um notebook pode e deve ser utilizado da mesma forma que se utiliza um computador de mesa pois o sistema operacional de ambos são idênticos e possuem a mesma capacidade uso variando conforme configuração do computador.

André Luis de Jesus Fonseca
Site:www.universopgti.net
Conhecimento para todos e a nossa ambição