CONHECENDO O MERCADO DE AÇÕES: Análise das operações de compras e vendas realizadas, considerando as razões para tais investimentos.

Para as compras e vendas realizadas no Folha Invest é importante o acompanhamento da economia e considerar a lei da oferta e da procura . Se há muitos compradores, os preços das ações tende a subir, o contrario também é verdadeiro, quando há muitos investidores vendendo essas ações, o preço cai.

             A compra das ações da PDGR3 (PDG Realty Empreendimentos e Participações) e FIBR3 (Fibria Celulose, antigamente conhecida como Votorantim Celulose e Papel), pode ser explicada por essas empresas terem as maiores altas no dia 27/03. Com uma variação positiva de 5,39% e 4,67%, respectivamente, de acordo com o site EXAME.  

            No caso da AMBEV (AMBV4), a compra de ações dessa companhia se deve pelo fato de ter um preço alto estimado pra dezembro de 2013, apesar da sua variação negativa de 0,21 no dia.

            Em relação à compra de ações da CEMIG (CMIG4), é interessante investir por possuir uma variação positiva de 1,05 no dia e por ter uma demanda estável.

            Foi comprado também ações da GERDAU (GGBR4) por acreditar que em 2013 haverá um forte fluxo de demanda por causa das eleições presidenciais em 2014, aumentando a pressão mundo afora por um PIB melhor e pelos eventos que serão sediados no Brasil (Copa do Mundo e Olimpíadas) o governo brasileiro deverá começar a correr atrás de investimentos em infraestrutura.

             Em relação às vendas, os ativos de menores valores foram vendidos, por conta da lei da oferta e da procura e especificamente, as ações da Petrobras (PETR3, PETR4), pois apresentam variações negativas e os reajustes do preço da gasolina poder agravar essa situação.

 Um dos motivos para a venda das ações da Vale (VALE3) e também da Petrobras, se deve ao fato do surgimento de um novo cenário procurando oportunidades em ações de empresas menores, pois por terem sua atividade mais voltada ao mercado interno, estão bem menos expostas ao instável cenário econômico internacional e ao governo com vocação para intervenção.

A carteira, o extrato e o gráfico da evolução da posição financeira se encontram nos Anexos A, B e C, respectivamente.