As Gaxetas nada mais são do que artefatos interessantes que tem como objetivo principal realizar um processo de vedação dos sistemas pneumáticos ou ainda hidráulicos. Eles podem ser feitos de vários tipos de materiais mas o que é considerado mais comum é o que utiliza como um tipo de matéria prima a borracha. Estes sistemas são utilizados em movimentos axiais podendo até mesmo ser usados em alta ou mesmo baixa pressão.

As gaxetas contam com uma série de formatos diferenciados, estes que variam bastante de acordo com toda a necessidade dos usuários utilizados, podendo até mesmo ser um tipo de formato em L ou U. Normalmente poderá ser algo considerado como um tipo de anel de borracha que conta com um ou ainda mais lábios que ajudam na vedação e ainda em toda a fixação dos equipamentos que deverão ser empregados.

Conheça também outros tipos de gaxeta

É interessante citar também outros tipos de gaxeta, as gaxetas Chevron que se diferenciam bastante das gaxetas comuns em algumas características distintas, como por exemplo podemos citar seu formato em V e ainda os fatos de serem altamente sobrepostas em anéis, sendo assim mais resistentes, por isso se forem utilizadas em aplicações onde as gaxetas comuns não são consideradas suficientes para suportar todas as condições que são apresentadas.

É interessante citar também que os sistemas de gaxetas acabam por sua vez vedando de forma automática os aparelhos utilizados, tudo isto graças a um tipo de pressão que é exercido contra a parede dos equipamentos, e além disto elas possuem vantagens de oferecer desgastes considerados mínimos, reduzindo assim todos os problemas e ainda aumentando seus períodos existentes de troca.

As escolhas das gaxetas também deverão levar em conta uma série de fatores, dentre eles temos as pressões de que serão totalmente exercidas no seu funcionamento e ainda as temperaturas onde devem ser submetidos já que os tipos de gaxetas acabam sendo subdivididos ainda de acordo com alguns parâmetros considerados principais.

Com isto temos as várias gaxetas e suas utilidades que poderão fazer toda a diferença na sua  construção tornando o ambiente muito mais bonito e especial.