Tipos de anúncios do Facebook

Após a explosão Facebook no Brasil, muitas empresas perceberam que estava se abrindo um novo e importante canal de comunicação com clientes. Hoje em dia, muitas empresas já estão lucrando com este fenômeno e outras já estão iniciando suas “operações” no Facebook, seja por meio da criação de uma fanpage ou mesmo pela veiculação dos anúncios patrocinados.  

Os anúncios do Facebook nada mais são do que Links Patrocinados, similares ao do Google AdWords, exceto pelo método como são exibidos. Os anúncios do Facebook são exibidos conforme o perfil do usuário, suas escolhas pessoais, suas características pessoais, etc.

Primeiramente, existem duas formas de promoção no Facebook. Uma para promover um site externo e outra para promover uma fanpage do próprio Facebook. Vamos a elas:

Provendo uma URL Externa (Site)

Para promover um site – URL externa – o Facebook nos dá apenas um tipo de anúncio, conforme exibido abaixo.

Promovendo um site

Este anúncio leva o usuário até o site pré-definido na criação do anúncio. As únicas variações permitidas para este tipo de anúncio são: exibir ou ocultar a imagem e exibir ou ocultar o texto que é exibido abaixo da imagem quando algum amigo também curtiu aquela página (caso a empresa possua uma fanpage).

Provendo uma FanPage

Diferentemente de promover um site, ao prover uma fanpage, o Facebook lhe dá diversas alternativas de anúncios a serem criadas. Vamos a elas:

Histórias patrocinadas – Curtir de Página

Exibe uma chamada para curtir uma página quando algum amigo do usuário alvo curtiu aquela mesma página que está sendo promovida. Observe a figura abaixo:

História Patrocinada - Curtir

Histórias patrocinadas – Curtir de Publicações

Este anúncio é bem parecido com o item acima, porém é exibido após alguma publicação ou evento ser curtido por algum amigo do usuário alvo.

Anúncios do Facebook – Publicação de Página

Neste tipo de anúncio, a empresa poderá expor uma publicação ou evento criado na fanpage. Este tipo de anúncio se transforma em uma história patrocinada (conforme acima) quando algum amigo do usuário alvo curtiu ou comentou aquela publicação. Porém, ela será exibida mesmo que nenhum amigo do usuário alvo tenha curtido. Veja um exemplo abaixo:

Anúncio do Facebook - Publicação

Anúncios do Facebook – Nova mensagem de anúncio

Este talvez seja o tipo mais comum de anúncio que nos é mostrado. Ele tem o intuito de aumentar o número de curtir de uma fanpage. Neste anúncio é exibido uma imagem - que pode ser escolhida - o nome da fanpage, um descritivo e a opção para o usuário curtir. Veja o exemplo abaixo:

Anúncio do Facebook - Mensagem

Conclusão

Aproveite e comece logo a anunciar no Facebook, muitas empresas já estão tendo lucros com ele. Se quiser saber mais sobre isso, assista a nossa vídeo aula GRÁTIS Como Anunciar no Facebook. Lá você vai encontrar um guia completo e passo a passo sobre como criar seus anúncios.