Algum tempo atrás o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) era algo exclusivo para atletas, aqueles que se exercitam todos os dias e trabalham com isso, como jogadores de futebol, pessoas que praticam artes marciais e outras modalidades de esporte. Mas o treinamento intervalado de alta intensidade tem se tornado cada vez mais comum e muita gente tem aderido.

Essa grande adesão tem mostrado que não importa se você é um grande atleta ou só está começando, qualquer pessoa pode praticar esse treino, tudo vai depender do nível de condicionamento físico.

Esse treino intervalado é uma combinação de atividades de alta intensidade em períodos curtos, isso faz com que o metabolismo acelere rapidamente e queime a gordura. Já falamos como acontece a queima de gordura no artigo benefícios da corrida, confira aqui.

O estilo de treino vai depender de você, pode ser uma combinação de caminhada e corrida ou pulando corda, tudo depende do seu gosto e do que acha mais legal fazer, existem diversas variações de atividades que você pode fazer o treino intervalado de alta intensidade.

Benefícios

Agora que já sabe como esse treino funciona podemos falar dos seus benefícios.

Para começar esse estilo de treinamento pode ser feito por qualquer pessoa, tudo vai depender da intensidade, se você é iniciante comece aos poucos, se já tem mais condicionamento dê uma acelerada, mas tudo obedecendo seus limites.

O maior benefício de todos é a perda de peso, esse estilo de treinamento faz com que seu corpo tenha necessidade de procurar e tirar energia de outros lugares e com isso sua gordura queima.

A perda de peso é visível nas primeiras semanas, com o passar do tempo você não vai observar tanta perda, pois seu corpo já vai está acostumando, mas você vai continuar perdendo peso. E mesmo quando você está parado dando o intervalo seu corpo vai continuar queimando gordura, pois o treino é tão intenso que ele sente a necessidade de queimar gordura por um período de tempo maior.

O treino intervalado de alta intensidade tem um volume menor de tempo, ou seja, são breve sessões de exercícios que produzem grandes benefícios, ele é ótimo para quem não tem tanto tempo disponível para praticar exercício, mas quer manter o corpo em forma.

E você vai perceber que o tempo voa e que não vai cansar tanto. E o melhor para você que não tem muito tempo é que esse treinamento pode ter intervalos de dia, fazendo o treino dia sim dia não.

Não é necessário, mas para você que não tem muito tempo é uma ótima opção. Um pequeno problema do treino intervalado é a intensidade dos exercícios e isso pode trazer um certo desconforto no início, você vai ficar cansado e se sentir exausto e com as pernas bambas no final do treino. Isso tudo quer dizer que seu corpo trabalhou bastante e você saiu da sua zona de conforto o que é muito bom.

Uma dica legal para fazer antes de começar o treino é se aquecer um pouco, principalmente se seu treino envolver corrida, as corridas intensas aumentam o risco de lesões então vá com calma e respeite seu limite. A boa noticia é que com o tempo seu corpo se acostuma e essa intensidade não fará seu corpo doer e não trará desconforto.

Dica

Uma dica bem rápida e legal é que você pode fazer o treino intervalado de alta intensidade em casa mesmo, você só precisa baixar o aplicativo “Nike Training”.

Lá você pode escolher a modalidade do seu treino e seu objetivo, pode fazer um treino mais intenso ou moderado. O aplicativo conta com vídeos que ensina a fazer os movimentos e tem exercícios que variam de 15 minutos a 45 minutos.