Entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, o pequeno distrito de São Francisco Xavier se destaca em São José dos Campos, São Paulo. Os atrativos são os mais variados e possuem o melhor da natureza, como belas cachoeiras, rios, montanhas, trilhas e mirantes.

Apenas a duas horas e meia da capital paulista, São Francisco Xavier é uma ótima opção para quem deseja sair da cidade grande por algum tempo para encontrar uma paisagem agradável e respirar um ar mais limpo. A área urbana possui restaurantes, docerias e bares de qualidade, mas nada tira o lugar dos belos atrativos naturais.

A cachoeira mais visitada é a Pedro David, que é considerada a maior de todas da região, com várias quedas através dos 15 metros de altura. Também possui bons locais para banho, e tem fácil acesso, através da estrada municipal, km 21, no Recanto Turístico Pedro David. Diferente desta, que é pública, a Cachoeira do Roncador é propriedade particular, pertencente a uma pousada e um restaurante, sendo necessário pagar taxa de visitação para entrar. Apesar disso, é uma boa opção de ecoturismo, e está aberta aos finais de semana e feriados.

Os visitantes realmente devem agradecer às belas vistas que tem a oportunidade de conhecer no local. O Mirante da Pedra do Porquinho é bastante conhecido, pois permite uma vista de 360º das áreas naturais. A boa notícia para aqueles que se cansam com mais facilidade, é de que é possível ir de carro para conhecer a pedra, que inclusive possui uma escada para facilitar o acesso. Apenas uma pequena caminhada será necessária até o topo da montanha.

Mas, para aqueles que tem mais disposição, o Pico do Selado pode ser uma grande experiência. Com 2.082 metros de altitude, a vista lá de cima é para o Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais, fazendo divisa com Monte Verde e Joanópolis. O Pico Focinho D’Anta também exige um bom preparo físico, já que a caminhada dura cerca de cinco horas. Um fato interessante é o de que ao seguir pela trilha, é comum observar macacos muriquis e aves como o pica-pau-rei e o cuiú-cuiú.

Por último, mas não menos importante, está o complexo de Cachoeiras Pouso do Rochedo, localizado à 11km do centro, no bairro de Santa Bárbara. O complexo possui oito cachoeiras, entre elas a da Gruta, a do Campo, e uma de nome inusitado, Cachoeira do Degrau Furado. Além disso, diversas trilhas fazem parte do lazer na região, marcadas também pela segurança. Em meio a tantas e belas paisagens, não há dúvidas de que àquele que tiver a oportunidade de visitar São Francisco Xavier, mesmo que apenas para apreciar a natureza local, não irá se arrepender. 

Para maiores informações sobre as pousadas em São Francisco Xavier acesse a página do site Roteiro de Turismo referente a este destino turístico: http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/sao-francisco-xavier/