Quem diria que uma pequena cidade, localizada no alto Paraíba, teria tantos atrativos. Além da boa comida, a arte, os parques estaduais e belos atrativos naturais que a região abriga, Cunha se destaca como um importante pólo de arte cerâmica do Brasil e da América do Sul. O guia Roteiro de Turismo destaca este polo de cerâmica no Estadao de São Paulo. 

Os visitantes que chegam ao município podem encontrar diversos ateliês, que não só disponibilizam diversas peças para garantir boas compras, como fazem com que todos confiram um pouco mais do trabalho realizado, na queima dos fornos e sua abertura.

O contato com a natureza com certeza é um dos motivos que inspira os artistas da região. As atividades com a cerâmica existem desde que a região era ocupada pelos índios da etnia dos guaranis, e se tornaram ainda mais importantes ao longo do tempo.

Visitar os ateliês é uma das principais atividades realizadas pelos turistas que chegam à Cunha. Seja para analisar os trabalhos individualmente dos artistas, definindo as expressões e mais variados estilos, ou para comprar as originais esculturas, objetos decorativos e artes também utilitárias, já que, é claro, é impossível chegar à cidade e não sair com uma peça artística que seja.

Tais peças são inspiradas em diversas influências, desde a indígena das paneleiras até a oriental – introduzida em 1975 com o forno Noborigama, caracterizado por horas de queima à lenha em altas temperaturas, e também pelo design contemporâneo das peças criadas manualmente e queimadas em fornos a gás ou elétricos.

Na cidade, o valor dado a cerâmica é tanto, que desde 2005 é realizado o Festival de Cerâmica de Cunha, para que os turistas 

possam apreciar ainda mais o que os artistas têm para oferecer. Em 2009, os ceramistas locais e alguns agentes culturais criaram o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC), que é a organização institucional do pólo de cerâmica artística do município. Os principais objetivos são promover o crescimento da atividade cerâmica, promover ações educativas e culturais para a população local, além de construir uma escola, um museu e um centro cultural.

Para mais informações sobre restaurantes, ateliês e pousadas em Cunha acesse o link do Roteiro de Turismo em  http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/cunha/