A Região Oceânica de Niterói e Itaipuaçu estão cada vez mais sendo atraídos por companhias e novos moradores. Contendo alto possibilidade de crescimento e desenvolvimento financeiro e em sua infra-estrutura, a província tende a ser avaliada pelo ramo imobiliário como resultado simples da escassez de opções residenciais na cidade de Niterói. As vistas da Região Oceânica de Niterói e de Itaipuaçu já não são também as próprias de uns anos atrás.

Com a intensiva busca por moradia nessas 2 áreas, o crescimento no número de habitantes que fixaram suas moradias por lá, deixando de usar seus imóveis para veraneio, trouxe a reboque a vontade de pequenas, médias e grandes corporações pra essas duas áreas.

Mais um fator o qual se encontra colaborando para o aumento de Itaipuaçu, por exemplo, vem a ser a saída dos moradores de Niterói e até do Rio de Janeiro, em busca de mais tranquilidade e preços de imóveis mais em conta.

Os preços dos alugueis no RJ e Niterói obtiveram aumentos vertiginosos, chegando em diversos casos até a triplicar de valor. Com isto, os primeiros locatários não encontram-se conseguindo renovar seus acordos, fazendo com que descubrissem Itaipuaçu, parte ainda tranquila, com pequenas taxas de criminalidade, e alugueis mais baixos se comparados aos trabalhados nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro. No momento ainda é possível alugar imóveis em Niterói (em poucas regiões) e em Itaipuaçu possuindo quantias dentre R$600,00 e R$1.800,00, dependendo da estrutura oferecida, valores bem sedutores pra classe média.

Itaipuaçu e Região Oceânica de Niterói vem mostrando o maior crescimento de toda a área metropolitana do Rio, inclusive esta informação já foi divulgada em âmbito nacional em grandes meios de comunicação. Vem a ser da mesma forma a área de maior expansão da classe média, possuindo indíces anuais de uma ordem de dez por cento ao ano, sendo que no que refere-se a Itaipuaçu e redondezas, este crescimento chega a 39%.

Investir na Região Oceânica há diversos anos atrás era uma experiência inovadora para certas construtoras e empreiteiras de fora da região, constantemente julgada como uma possibilidade de risco. As companhias chegavam seduzidas via qualidade de vida da região. Hoje em dia, Itaipuaçu e Região Oceânica encontram-se uma realidade no setor imobiliário de todo o estado do Rio de Janeiro, contendo demanda real e promoções diversas.

Niterói se destaca entre as três principais alternativas de setor imobiliário no Rio, sendo que os índices do desenvolvimento social e financeiro da região, proporcionam uma grande taxa de absorção, segundo uma imobiliária em Niterói, e uma considerável referência de custos, facilitando a viabilidade de projetos e permitindo liquidez. Os lugares possuindo maior infraestrutura de comércio, transporte e serviços, encontram-se entre os mais pesquisados em virtude de moradia, e consequentemente, investimento das incorporadores.

Até pouco tempo, Itaipuaçu e a Região Oceânica de Niterói eram locais inóspitos, que só possuíam praias e vegetação. Nos dias de hoje, são as regiões que mais recebem investimentos e irão se tornar, rapidamente, a Barra da Tijuca de Maricá e Niterói.