Os tratores isométricos contam com um sistema diferenciado e um conceito básico, bem como uma altura diferenciada e centros de gravidade que são totalmente reduzidos com relação aos tratores convencionais, desta forma é possível se facilitar o trabalho em muitas situações e limitação de altura ou ainda de algum tipo de declividade como os cultivos de uvas no sistema latada, e principalmente em terrenos considerados mais declinizados como é o caso de regiões de serra por exemplo.

A palavra isodiamétrico é relacionada aos diâmetros de quatro rodas iguais e diferente dos tratores convencionais que contam com um rodado traseiro maior e um dianteiro menor. Sendo assim os eixos traseiros e os eixos dianteiros bem como os motores estão todos em um mesmo alinhamento, um motivo pelo qual todos os centros de gravidade deverão ser mais baixos.

Outros ponto que podemos citar bastante característico dos tratores determinados isométricos é a distribuição do peso devido aos fatos dos motores estarem acoplados em frente dos eixos dianteiros, com o trator em ordem de marcha ou seja, sem nenhum tipo de implemento que possa ser acoplado aos levantamentos hidráulicos. Neste tipo de trator mais de 60% do seu peso fica localizado na frente gerando assim um bom equilíbrio, uma boa estabilidade e segurança em todas as operações. Com isto dentro das categorias isométricas existem duas versões, os articulados e os com rodas esterçantes.

Sobre os tratores guincho

Este que também é designado como molinete ou carretel é totalmente formado por um tipo de cabo de aço enrolado em um carretel estacionário, este que é propelido através de uma força manual, ele conta com motores elétricos ou ainda de combustão interna, com caixas de engrenagens e ainda que possibilitam uma boa variação de velocidades ou mesmo de reversão.

Os tratores de pneus

Estes são equipados com um motor de combustão interna de diversas potências determinadas ou ainda cavalagens, normalmente funcionam a óleo diesel, contam com uma caixa de transmissão e diferenciais traseiros reforçados de três ou quatro rodas com rodas traseiras grandes com uma tração simples ou de quatro por quadro. Estes são utilizados para tracionar os arados, as carretas, as plantadeiras e ainda as maior parte dos implementos agrícolas.