Então, qual o motivo dos sonhos? A humanidade tem estado perplexa durante muitos anos para adivinhar o significado dos sonhos. Pessoas das civilizações antigas confiavam na importância dos sonhos visando conseguir avisos sobre acontecimentos futuros e presentes.

Desde o começo da psicologia do sonho, no final século XVIII, com o inovador Sigmund Freud, e ultimamente com a evolução de técnicas de imagem neural, os estudiosos percorreram um caminho longo no discernimento dos sonhos. E, ainda que a missão precisa dos sonhos no momento tende a ser indefinida, a maioria dos estudiosos consente que os sonhos tem algum objetivo e os benefícios de compreendê-los tem a possibilidade de nos ajudar no trato de situações emocionais do dia a dia.

A 1ª pergunta que fazemos é: Qual o sentido dos sonhos? Eu tive este sonho realmente exótico com insetos em minha cama... alguém tem a possibilidade de me dizer o que isto significa? A pessoa mais apta para interpretar teus sonhos tende a ser você. Nossos sonhos são um resumo de nossas experiências, pensamentos e memórias, deste modo, costumam ser exclusivas para cada um de nós como nossas experiências de vida costumam ser cem por cento originais.

Exemplificando, se qualquer um sonhar com uma porta, ela pode não ser obrigatoriamente uma porta. Para alguém, a porta conta com a possibilidade de denotar novas oportunidades. Para outra pessoa, pode indicar algo bloqueando seu caminho. Logo, somente você pode descobrir o que um determinado sentimento, situação ou recordação quer dizer. Dicionários de sonhos costumam ser atraentes já que disponibilizam uma resposta rápida às perguntas inquietantes. Apesar de ser muito tentador apenas pesquisar um glossário na internet, ou efetuar download de glossários visando obter uma resposta rápida sobre a explicação de um sonho atual, posso assegurar que estes glossários não costumam ser suficientes. O problema é que nossos sonhos não costumam ser essencialmente lógicos ou relativamente fácil de compreender.

Nosso sonho vem a ser uma expressão simbólica da natureza, nutrido a partir de nossas vivências privadas, recordações e sentimentos de nossas vidas. A natureza bizarra, ilógica e aparentemente sem sentido de nossos sonhos é assim porque certas partes do cérebro costumam ser inutilizadas durante o sono. Significando que o seu cérebro só tem acesso às recordações, imaginação e sentimentos para trabalhar com situações do dia a dia. Portanto, os sonhos constituem um meio que o nosso cérebro, enquanto durmimos, representa visualmente os nossos pensamentos e emoções.