A Cloud Computing (Computação na Nuvem) já está entre nós já faz um bom tempo, mas talvez você não deve ter percebido. Hoje em dia, utilizar um pen-drive, CD ou em casos extremos, um disquete, pode-se tornar uma tafera árdua, lenta ou até mesmo insegura. Observando essa dificuldade em pleno 2014, resolvi coletar e citar as principais ferramentas para colocar o seu arquivo na nuvem sem gastar um tostão.

Computação nas Nuvens

4Shared

Talvez, o gigante mais conhecido nesse assunto seja o 4Shared. Queridinho pelos brasileiros, ele é bastante utilizado para baixar filmes, músicas e jogos. Mas antes de baixar algo, alguém se deu o trabalho de subí-los no serviço.

Ele foi fundado em 2004 por Alex Lunkov e Sergey Chudnovsky, e até hoje reina no assunto de compartilhamento de arquivos.

Ele é divido em quatro principais categorias, elas são: vídeos, músicas, fotos e livros. Para conseguir compartilhar algum arquivo por ele, você primeiramente precisa se cadastrar ao site.

O 4Shared oferece uma conta com o limite de até 1024MB (1 giga), mas quando você confirma o seu cadastro por e-mail, é expandido para 15GB. Para obter mais espaço, é necessário contratar um serviço.

Para acessá-los, basta acessar www.4shared.com, logo na página inicial você encontrará a opção para subir seus arquivos, isso mesmo, simples assim.

Dropbox

Outro serviço que cresceu bastante nos últimos anos foi o Dropbox. A ferramenta têm um design bastante amigável e intuitivo, permitindo que o usuário suba seus arquivos nas nuvens da forma mais confortável possível.

Ele foi fundado em 2007 por Draw Houston.

O Dropbox oferece uma conta gratuíta de até 2GB, mas você pode expandí-la ao recomendar o serviço para outros usuários. Conforme os usuários forem aderindo e instalando o aplicativo, você irá ganhar 500MB a mais em sua conta. Eu utilizo o Dropbox já faz 1 ano, e consegui atingir até agora os 10GB de espaço com recomendações.

A vantagem de se usar o Dropbox, é que ele consegue sincronizar todos os seus arquivos em todos os dispositivos que tiverem o Dropbox instalado. Por exemplo, você pode instalá-lo em seu celular, e quando você tirar fotos com ele, automaticamente serão carregadas para sua conta na nuvem. Legal né?

Para saber mais sobre ele, basta acessar www.dropbox.com.

CloudBotelho

CloudBotelho é o pequeno jovem entre os gigantes sites de compartilhamento. Foi fundado em Abril deste ano por Claudio Botelho (isso mesmo, que coisa não?). O site promove uma forma diferente de compartilhar arquivos pela Internet. Tão simples, que não precisa se cadastrar para poder usar o serviço.

O site permite que você suba até 1GB por arquivo, não há limites de quantidade para subir. O download não tem contagem para fazer o download e nem limites de quantidade de arquivos baixados. O site é um dos principais mais usados pelos blogs para "subir" e "baixar" arquivos como filmes, músicas, imagens, jogos, etc.

Você também tem a opção de tornar esse arquivo privado (longe dos olhos dos outros usuários) e receber o link do download por e-mail.

Para acessá-lo, basta acessar www.cloudbotelho.com. Particularmente achei esse super simples, recomendado para você que não quer se cadastrar e enviar algum arquivo rápido para algum pessoa.

Com essas dicas, acredito que você conseguirá aposentar suas mídias de armazenamento, ou até mesmo, garantir uma nova fonte de backup de seus dados. Use e abuse!