Berço de alguns dos maiores comediantes brasileiros, como Chico Anysio e Tom Cavalcante, a capital cearense se destaca como um dos lugares mais procurados do Brasil em matéria de turismo. Seja pela culinária típica, pelo artesanato ou pelas belas praias, a hospedagem em Fortaleza permanece agitada praticamente durante o ano todo. A cidade exala a rica cultura do Ceará por todos os cantos, e encanta a todos que a visitam.

Ao desembarcar na cidade,  pode ser difícil de encontrar um hotel em Fortaleza próximo ao aeroporto, pois as opções são poucas. Porém, as praias centrais da capital estão repletas de ótimas alternativas para estadia. Iracema, Meireles e Mucuripe, formam a trinca de praias urbanas do centro de Fortaleza. No geral, as três possuem quase a mesma estrutura, com calçadão movimentado, muitas árvores e barracas de praia. Fique atento, pois algumas praias podem ser impróprias para banho.

Mucuripe se destaca das outras duas praias pela forte presença da comunidade caiçara. A Baía do Mucuripe, que já serviu de inspiração ao cantor cearense Fagner numa de suas músicas, está sempre repleta de barcos de pesca que dão um tom diferente ao local. De lá os pescados vão direto para o Mercado do Peixe, que fica bem próximo. Os peixes e crustáceos, como lagostas recém pegos, podem ser escolhidos e preparados ali mesmo nas barracas.

Iracema abrange boa parte da reserva de hotéis em Fortaleza não só pela orla movimentada, mas também devido ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, fruto da revitalização do bairro na década de 1990. O Dragão é um amplo complexo que abriga o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, cinema, teatro, planetário e diversos espaços de exposição para shows e eventos. O Centro é um ponto de grande importância cultural da região e é também bastante procurado à noite, devido aos  seus bares e restaurantes.

A praia mais limpa da capital, a Praia do Futuro é uma das melhores e mais famosas de todo o nordeste brasileiro. As águas claras e de ondas fortes atraem profissionais e amadores para praticar o surf e o kitesurf. Na orla, o movimento é garantido durante o dia e a noite pelas famosas barracas de praia. Com movimento constante de clientes, a maioria dessas barracas tem uma estrutura que vai muito além dos atraentes comes e bebes, oferecendo também serviços de massagem, shows, piscina e playground.

Em Fortaleza, assim como em qualquer grande capital, podem ser encontrados restaurantes de todas as nacionalidades. Porém, o mais interessante para o turista é conhecer os pratos típicos do lugar em que está, e a culinária cearense está entre as mais notáveis de todo o País. Seja nas barracas à beira-mar ou nos restaurantes típicos dos bairros da capital, grande parte do cardápio é composto por peixes e frutos do mar, além disso, a carne-de-sol e outros ingredientes do sertão completam as mesas de Fortaleza.