Sem dúvida alguma muitas pessoas querem desvendar os grandes segredos do saquê, muitas pessoas pensam que a bebida é classificada na categoria de vinho e não de agua ardente, mas é um vinho que vem de origem japonesa e é delicioso, fazendo muito sucesso, seja assim pelo simples fato de preparar alguns pratos ou ainda beber na companhia de amigos.

Como é feita a produção do saquê?

A produção do saquê, diferente do que era produzido inicialmente, é feita através de um processo bastante minucioso de fermentação do arroz, e ainda todos os componentes utilizados para preparação tem como ingredientes arroz e água, os únicos ingredientes precisos para a produção.

O primeiro passo do processo é o chamado koji que nada mais é do que uma espécie de arroz que é fermentado de forma separada, este koji vem preparado e misturado ao arroz cozido no vapor, até que seja feita a formação do chamado shubo, o que é uma pasta de grãos, este shubo vem colocado dentro de recipientes para ser fermentado por 30 dias, e depois do processo a bebida é filtrada e também pasteurizada.

Ara quem não sabe, na cultura japonesa o arroaz é um alimento considerado fundamental, e conseguir extrair dele tudo o que ele pode oferecer é algo primordial para todos os orientais. A produção existente de primeira safra foi realizada no século III na região de Nara, esta que era a antiga capital do Japão. O seu gosto é bastante único e bem forte, quando experimentamos é importante ter cuidado pois é muito forte, porém seu sabor é único e ótimo para o paladar.

A bebida segundo a tradição oriental deve ser utilizada de forma sensata, levada em conta com todas as regras do mundo oriental, servida antes das refeições, a bebida tem a função de necessariamente melhorar o sabor dos alimentos a partir do momento que eles forem degustados. A temperatura que é considerada ideal para consumo é de 35 graus.

Sua função é acima de tudo manter o sabor verdadeiro dos alimentos além de melhorar o paladar para que possamos os experimentar.