O bluray nada mais é do que um sistema de gravação e ainda reprodução que trabalha com o chamado laser azul, este que por ser um pouco mais fino e sensível lê e ainda grava mais informações no seu disco. E por isso toda a qualidade de um DVD bluray poderá ser considerada como seis vezes maior do que a do DVD. Enquanto por exemplo, um dvd pode no máximo armazenar um equivalente a 8,5 GB um disco de bluray pode armazenar mais de 50GB. Desta forma é possível se gerar as imagens em definição de Full HD áudio com uma qualidade de cinema, além de exibir todos os conteúdos de forma complementar como por exemplo os extras de filmes na internet. É possível se dizer que os filmes em bluray são espetáculos audiovisuais sem comparação.

Como está a tecnologia hoje no Brasil

Apesar de todos os discos em bluray serem mais caros do que os DVDs é possível encontrar os aparelhos a preços mais acessíveis, além do que eles também são compatíveis com DVDs. Se você quiser contar com uma tv Full HD na sua casa é uma ótimo investimento comprar um bluray.

Vale lembrar porém que só o player de bluray sem contar com outros equipamentos necessários não vale muito a pena embora toque dvds comuns o bluray alcança apenas o seu rendimento máximo caso você tenha uma tv em full hd, com cabo hdmi e discos de bluray player.

Ao realizar a escolha do seu player de bluray procure prestar atenção nos formatos que ele acaba por reproduzir como, por exemplo, o DivX e MKV. Outra informação que deverá ser analisada é que você não poderá esquecer-se das regiões compatíveis. E por isso os discos são compatíveis com regiões de mesmo formato que os dvds, por isso cuidado ao realizar uma compra.

Uma particularidade é que se seu bluray player contar com a tecnologia bd live ele tem uma memória interna, onde você poderá o conectar á internet para que ele baixe conteúdos adicionais de filmes tudo online. É um recurso interessante e que vale a pena investir.