advocaciaToda a prática da advocacia tem uma importância fundamental no trabalho e ainda depende muito o sucesso e toda a sobrevivência existente de uma organização.

Cada vez mais a advocacia recebe diversos tipos de transformações, e o que é fruto de novas demandas sociais que exigem cada vez mais atualizações de operadores de Direito em áreas externas e ao conhecimento de ordem jurídica. Com isto a sensibilidade social, bem como a capacidade de negociação, o conhecimento de negócios, habilidades em relacionamentos interpessoais bem como a facilidade de interagir na internet são diversas competências que ajudam no desempenho de um bom advogado.

A grande maioria das competências são justamente citadas para projetar aos grandes juristas do passado, e por isso um bom conhecimento jurídico é o suficiente para consolidar a sua carreira, dada uma baixa competição existente no setor e ainda uma baixa complexidade da maior parte de demandas jurídicas.

É bastante comum se encontrar na advocacia e também outros meios diversos profissionais extremamente competentes em um ponto de vista técnico, mas que acabam encontrando grandes resistências em organizações que trabalham e por parte dos clientes. Estes acabam demonstrando ter uma baixa inteligência emocional e refletem diretamente a sua incapacidade de trabalhar em equipe, bem como uma comunicação, mau humor frequente e diversos outros tipos de limitações comportamentais.

Um fator de sucesso da advocacia é a inteligência emocional

A inteligência emocional se deve principalmente a fatores relacionados de competências de comportamento, tudo isto muito mais do que habilidades que foram aprendidas na escola.

Todos os conjuntos de competências é o que chamamos de inteligência emocional, veja alguns dos componentes principais a seguir.

A auto percepção

Esta é a capacidade das pessoas conhecerem a si mesmas, e em termos de seus comportamentos frente a uma situação de sua vida social e profissional, além de um relacionamento consigo mesmo.

O auto controle

O auto controle ou ainda a capacidade de gerir as próprias emoções bem como seus estados de espírito e bom humor. Tudo isto aliado a empatia são fatores que fazem toda a diferença no trabalho em equipe.