advocaciaO profissional que tem interesse em atuar na área de advocacia tem como atribuições fazer parte de uma ciência que cuida exclusivamente de vários tipos de normas jurídicas que são consideradas vigentes em um país, para eu possa assim organizar todas as relações existentes entre os indivíduos e ainda os grupos na sociedade. Além disto este profissional precisa zelar por toda a harmonia e ainda pela correção de relações existentes diretamente entre os cidadãos bem como empresas e poderes públicos.

Para esta atribuição os profissionais acabam analisando as disputas e também uma série de conflitos com uma base do que estiver estabelecido através da constituição e ainda algo que é regulamentado exclusivamente pelas leis. Tudo isto poderá defender os interesses dos clientes em vários tipos de campos.

Com tudo isto os profissionais acabam resolvendo os litígios que envolvem os indivíduos ou ainda os empregados e empregadores. Existem pelo menos duas carreiras que são distintas para o bacharel na área de direito, com isto este profissional poderá atuar como advogado ou ainda seguir carreiras de ordem jurídica, trabalhando como um advogado público, um juiz ou ainda um promotor de justiça ou delegado de polícia.

Os requisitos para atuar como profissional de advocacia

Para que possa ser um profissional da área de advocacia é importante se passar por um exame da OAB. E ainda o candidato a juiz, promotor ou ainda delegado de polícia precisará prestar concurso público e ser bem qualificado. Para que se possa tornar juiz é importante ter pelo menos dois anos de inscrição na OAB como profissional em advocacia.

O mercado de trabalho para os profissionais

O mercado para a área de direito nunca está em baixa já que existem vários tipos de possibilidades de atuação. Estão em alta ramos considerados mais recentes como o direito ambiental, de tecnologia da informação, tudo isto que poderá lidar com uma série de questões relacionadas a internet, além do direito imobiliário e ainda propriedades de ordem intelectual. É possível se destacar também o direito internacional. Nas carreiras públicas o ramo em alta é a defensoria pública.