Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, morreu em 1981, vítima de um câncer cerebral. Sua obra, sem dúvidas, permanece viva. Um hábito comum entre as gravadoras é lançar álbuns póstumos, com Bob não foi diferente, em 1983, dois anos após sua morte, uma compilação de materiais inéditos e de singles gravados ao longo da sua vida chegou às lojas de todo o mundo.

Confrontation” é um álbum de reggae que tem a banda The Wailers assinando os arranjos e Marley na guitarra e vocais. A faixa mais famosa do álbum é “Buffalo Soldier”, na música Bob assume a postura de um verdadeiro soldado de seu tempo, personificado na força do búfalo, animal de força semelhante ao touro. A música é uma ácida crítica ao imperialismo que escravizou negros vindos da África na América. “Soldado-búfalo, rastafári de dreadlocks [...] Roubado da África, trazido para a América.” Dentre as frases de Bob Marley, muitas são “confrontation” a tudo aquilo que o angustiava.

O disco chama a atenção tanto na música quanto na ilustração de sua capa. A arte faz referência à história de São Jorge e o Dragão, Bob Marley assume o papel de São Jorge em seu cavalo e confronta, com sua música, a Babilônia, dessa vez, representada pelo dragão. O cavalo da capa usava uma vestimenta similar à papal. A Igreja Católica, de imediato, pediu que fosse retirado.

Algumas músicas, presentes no álbum, foram verdadeiros achados, desenterradas de caixas quase esquecidas no porão da casa do rei do reggae. Foi o caso de “Mix up, Mix up”, descoberta por Rita Marley. A música só tinha a voz de Bob, uma guitarra e uma bateria eletrônica, assim como “Rastaman Live Up” e “Blackman Redemption” que foram pouco a pouco sendo remasterizadas e ganhando vida. O resultado final é um disco póstumo do qual, com toda certeza, Bob Marley ia querer ter participado fisicamente.