Apesar da maioria dos pacientes sentirem-se à vontade durante uma visita ao dentista nos dias de hoje, certas especialidades ainda são capazes de tirar a noite de sono antes do atendimento. É o caso da Endodontia, a especialidade responsável pelo tratamento de canal (tratamento endodôntico), classicamente rodeada por mitos como: dor, escurecimento e enfraquecimento dos dentes.

A necessidade de ser submetido a este tipo de tratamento pode gerar no indivíduo um estado de medo e ansiedade, a ponto do mesmo medicar-se erroneamente por conta própria para adiar a consulta a qualquer custo, o que pode levar a um agravamento do caso e até mesmo a perda do dente envolvido.

Este medo acentuado é, em grande parte, resultado de desinformação ou até mesmo do passado que a Odontologia de forma geral carrega. Há uma série de “lendas urbanas” existentes sobre o assunto, onde supostamente o tratamento seria instituído mediante dor e sofrimento, cabendo ao paciente suporta-lo para o bem maior, que seria a preservação do dente na boca. O medo de forma geral pode estar ligado a uma experiência real negativa associada ou não a objetos ou mesmo o medo em potencial do desconhecido. Este conceito foi originado algumas décadas atrás, onde o cenário na Odontologia, de forma geral, era bem mais tenebroso.

Com o desenvolvimento conceitual e tecnológico na área da saúde, a Odontologia tem objetivado o bem estar e a melhoria na qualidade de vida do indivíduo. Na Endodontia isso não funciona diferente. Este avanço significativo deve-se ao emprego de instrumentos e equipamentos com tecnologia de ponta trazendo não só mais agilidade, como também melhorias na qualidade do trabalho. Muitos casos podem ser finalizados em uma única sessão, principalmente quando o profissional dispõe de treinamento e materiais adequados para tal, o que se reflete em um maior conforto para o paciente. Tão importante quanto o tratamento de canal bem feito é a restauração adequada do dente, ambos determinantes para os altos índices de sucesso que podem ser atingidos.

A evolução do mercado farmacêutico, no que diz respeito a soluções anestésicas e medicamentos clinicamente eficazes e seguros, permitem que o tratamento seja executado de maneira mais confortável para o paciente, com um controle efetivo da dor durante e após o procedimento.

É necessário ter em mente que o tratamento endodôntico feito corretamente não é a causa da dor, mas sim sua solução.

www.microscopiaclinica.com.br