Ana Cláudia Oliveira Nunes
Pollyana Gonzaga Silva


Resumo: A fim de observar o nível de conforto ambiental e arquitetônico em salas de aula de Instituições de Ensino Universitários em Anápolis, Go. e verificar a interferência dessas questões no interesse dos alunos foi que se iniciou esta pesquisa. Sabe-se que um ambiente que possui determinado grau de conforto pode propiciar uma maior contribuição para que os usuários desse espaço tenham sensações de bem-estar, no caso das salas de aula, podendo aumentar o índice de concentração, participação e interesse dos alunos. Foi feito uma pesquisa de campo com a distribuição de um questionário para docentes e discentes em quatro Instituições para analisar tais questões. Com os resultados obtidos, pode-se constatar que de forma geral as salas de aulas podem melhorar em aspectos como temperatura, ruído interno, ruído externo e estética. O nível de interesse dos alunos levando em conta a participação, concentração e aprendizado foi considerado satisfatório. Conclui-se assim que, as salas apresentam aspectos físicos a serem melhorados, o nível de interesse dos alunos nas aulas foi considerado bom pela pesquisa, contradizendo assim, a hipótese levantada de que salas de aula devem apresentar boas condições de conforto ambiental e arquitetônico para elevar o aprendizado educacional.

Palavras-chave: Conforto Arquitetônico; Conforto Ambiental; Sala de aula; Aprendizado.

INTRODUÇÃO

Situando-se praticamente por inteiro entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, o Brasil é um país de temperaturas elevadas; podendo então, ocasionar certo desconforto físico em uma grande parte da população brasileira (BRUAND, 2008).
Considerando tais fatores, é essencial que um bom projeto arquitetônico busque a valorização de aspectos como o clima e suas peculiaridades, para que a edificação ofereça ao seu usuário um bom nível de conforto ambiental, seja ele, térmico, lumínico ou acústico.
Especificamente no caso das salas de aula, tais considerações são de extrema importância para a contribuição das sensações de bem-estar nos usuários do ambiente em questão. Esses fatores podem contribuir em um bom rendimento das aulas, elevando os índices de concentração, interesse e consequentemente, do aprendizado dos discentes.
Do ponto de vista arquitetônico, características como: bom projeto da sala de aula; lay out (distribuição do mobiliário no espaço edificado); cor das paredes e acabamentos (piso); também contribuem de forma significativa no conforto das pessoas que estão inseridas no determinado ambiente.
Diante das considerações acima apresentadas, foi desenvolvida uma pesquisa em algumas salas de aula de nível superior na cidade de Anápolis, Go. com o objetivo de analisar questões como conforto ambiental e arquitetônico, que estão diretamente relacionadas ao nível de bem-estar dos docentes e discentes, e verificar a interferência dessas questões no interesse dos alunos.