Conflitos Brasileiros

Enfrentamentos em Palmares e Canudos

Darcy Ribeiro cita três tipos de enfrentamentos ocorridos no processo de formação civilizatória no Brasil,são os chamados enfrentamentos inter étnicos, o que significa a sobreposição de uma etnia em relação a outra já estabelecida.Como exemplo de conflitos étnicos, tem-se a Revolta dos Cabanos.Os enfrentamentos de caráter racial podem ser exemplificados na oposição entre três matrizes étnicas, cada uma se opõe as outras duas.O terceiro enfrentamento relacionado está ligado à questão classista, decorrente da discriminação social num processo de disparidade sócio-econômica.

No caso de Palmarestem-se a luta dos negros contra a escravidão, ao passo que a conquista da liberdade longe do Quilombo implica no combate à discriminação e falta oportunidades.Desde a chegada dos primeiros negros, a elite escravocrata impediu qualquer tipo de inserção e garantia de direitos aosescravosna sociedade. Os conflitos em Palmaresreflete o enfrentamento inter racial no qual um grupo adquire autonomia e tende a representar ameaça paraexistência de um sistema que impulsiona a economia, neste caso a escravidão. Os primeiros negros fugidos dos engenhos chegaram em Palmares e estabeleceram uma sociedade solidária, forma precoce de socialismo.

Outro enfrentamento no qual tem-se a criação de uma comunidade que resiste ao sistema, é Canudos que adquire caráter classista. Neste caso, a classe branca dominante dizima a população negra e mestiça, vítima do descaso político.Em todas as formas de conflitos verifica-se o componente de luta de classes, há a necessidade de recrutar mão-de-obra por parte dos setores dominantes.O que diferencia o caráter classista dos enfrentamentos inter étnicos e raciais é a idéia de criar novas formas de ordenação sócio-econômicas,sobrepostas as normas estabelecidas pela elite dominante. Canudos é o exemplo deste modelo, produtores rurais e sertanejos, guiadospor Antonio Conselheiro se organizaram numa sociedade produtiva sem patrões.