Como sabemos estamos vivenciando uma transição de gerações nas organizações e, como as culturas dessas gerações são totalmente diferentes os conflitos dentro do ambiente de trabalho esta cada dia mais constante.

A geração Y não está muito preocupada com estabilidade no emprego e sim com o seu desenvolvimento profissional como esta geração tem uma grande facilidade com a tecnologia, assumiu alguns cargos que a gerações X não tem muita intimidade, já a geração X tem uma filosofia diferente eles acreditam que ficar muito tempo dentro de uma empresa é importante para á vida profissional.

A geração Y surgiu na década de 1980 com o forte crescimento tecnológico e grande prosperidade econômica. A geração X “também abreviado como Gen X, é o termo que se refere à geração nascida após o "Baby boom". Embora não haja acordo em relação ao período que a expressão abrange, ela geralmente inclui as pessoas nascidas a partir do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970, podendo alcançar o início dos anos 1980, sem, contudo ultrapassar 1984”

Estas gerações vivem em grande conflito dentro das Organizações, pois, a geração X não compreende as atitudes da geração Y que muitas vezes quando não se sentem valorizados logo pedi demissão, eles querem ser reconhecidos e promovidos em períodos curtos. Esta geração é muito útil para as empresas, pois não tem medo de inovar e a criatividade são marcas desta geração.

Entretanto a geração X se preocupa muito com a estabilidade no emprego e quando acontece alguma mudança eles ficam muito desconfortáveis porque acreditam que a mudança possa trazer algum prejuízo em sua carreira profissional, gerando uma resistência as mudanças.

O que a geração X esquece é que a geração Y é descendente da própria geração X então que implantou esta cultura de não se prender em estabilidade no emprego foi à própria geração X. Os conselhos que os pais deram aos filhos foram de estrema importância para formação desta geração.

Apesar das diferenças não podemos descartar nem uma das duas gerações, pois a geração Y è o futuro e a geração X é a experiência, o que devemos fazer é conciliar as duas gerações para que cada uma delas produza o melhor, pois, na tomada de decisão a geração X com sua experiência acabam sendo mais assertivos, mas, quando o assunto é tecnologia a geração Y da um show e quando unimos essas duas qualidades o resultado será com certeza mais expressiva. Os conflitos vão existir, pois são gerações com filosofias diferentes cabe cada uma delas entender a outra porque quando as duas se unem o resultado é diferente.

FNC- FACULDADE NOSSA CIDADE.

Orientadora Esther Cosso.