TEMA:
CONFISSÃO: INSTRUMENTO PARA A RECONCILIAÇÃO E O PERDÃO
TEXTO BÍBLICO: 1 JOÃO 1:9; SL. 51: 3
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça."
"Pois reconheço minhas transgressões, e meu pecado está sempre diante de mim"
ICT: Nesse texto o Apóstolo João mostrou uma condicional para o perdão e a purificação:
Se houver confissão da parte do pecador!
Tese: Com base nesse texto, podemos afirmar que a confissão é uma porta aberta para o perdão e a reconciliação.
Propósito: Básico evangelístico
Propósito específico: levar os ouvintes, a entenderem a necessidade da confissão para alcançar o perdão.
INTRODUÇÃO
a) Jesus cristo ensinou que todos os homens necessitam de perdão e não existe a prática do perdão sem que haja um coração pronto e disposto a confessar.
Partindo da prática do Cristianismo, há dois tipos de confissão que vem sendo desenvolvida ao longo dos tempos: a confissão auricular praticada pelos católicos, mediada pelo sacerdote. E a confissão protestante, que é a confissão internalizada mediada pelo Espírito S
b) Existe uma religião denominada islamismo que é uma das mais rígidas religiões do mundo. Mas a mesma é sempre tolerante quando o pecado é confessado em nome de Alá.
Meus irmãos olhando para esse texto fica claro que existirá, sempre Tolerância para todos que estão dispostos a confessar seus pecados diante de Deus, pois, Deus é grande em perdoar. Conforme diz o profeta Isaias em seu livro:
"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." (Isaias 43:25).
c) Esta compreensão passa a quilômetros de distância de muitas pessoas, por não se sentirem culpadas ou por entenderem que pecado não existe. Por essa razão não se dispõe a confessar as suas culpas e os seus pecados. Porém, a Bíblia afirma na carta aos Romanos 3:23: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"
E se todos pecaram logo se conclui que todos têm a necessidade de confissão e perdão. É algo inerente ao ser da pessoa humana.
Podemos explicar a confissão dos nossos atos ilícitos e pecaminosos pelo menos em quatro maneiras: A Confissão, Como Purificação da Alma ? Purificação Individual; A Confissão Como ato de Respeito e Amor Às Pessoas. Purificação Coletiva; Confissão Pública ? Com ato de Testemunho de Vida; e a Confissão Como ato de Comunhão Com Deus ? Purificação Existencial.
FRASE DE TRANSIÇÃO: Nessa apresentação: confissão tem o entendimento de Purificação do ser.

I - PONTO: A CONFISSÃO COMO PURIFICAÇÃO DA ALAMA ? PURIFICAÇÃO INDIVIDUAL.
 RESULTADO: Deixa a pessoa bem consigo mesma.
EXPLANAÇÃO DO TEXTO
1.1- A confissão purifica os homens da mentira, da amargura, do ódio e da ilusão de que tudo está bem.
O apóstolo João aprendeu de Jesus a inquestionável verdade: "A confissão nos purifica de todo e qualquer pecado." Podemos falar de Davi, que era Rei em Israel aproximadamente mil anos antes de Cristo. Ele passou por uma situação difícil na sua vida. Ele cometeu adultério, acompanhado de homicídio. Veja a situação de Davi.
1.2 Davi tentou resolver o problema como muitos de nós: sou Rei, sou intocável nada
pode me atingir. Grande engano! Quando o homem procede assim, o resultado é ficar com a alma ferida. Davi se deparou diante dessa situação. Ele não suportou em sua existência tanta mentira, tanto engano, tanta sujeira e, sobretudo a sua consciência lhe culpava.
1.3 Em seus salmos DAVI derrama o seu coração diante de Deus. Ele confessa o seu pecado e a sua alma é purificada. Ouçam a sua confissão através desse salmo escrito por ele. (Salmo 51)
 Nessa confissão de Davi percebemos a consciência de quem reconhece o seu estado de homem pecador e a disposição de confessar o seu pecado.
a) Ele chama a atenção de Deus. Isto é, quando ele cai em si. "Ó Deus, compadece-te de mim ó Deus segundo teu amor; apaga as minhas transgressões, por amor da tuas grandes misericórdias." Nessa confissão ele se humilha diante de Deus.
b) Ele pede purificação: "Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado"
c) Ele demonstrou conhecimento das suas transgressões. Ele não ocultou!
d) O pecado foi descortinado diante de Davi. Foi algo patente. "E meu pecado está sempre diante de mim"
e) Ele entendeu que o seu pecado foi um ato abominável diante de Deus. "contra ti, contra ti somente pequei. E fiz o que é mal diante dos teus olhos."
f) O salmista assume a sua natureza pecaminosa, e a sua origem enquanto ser humano.
1.4- O PECADO, não confessado tira a alegria da alma. Deixa a pessoa distante da comunhão com o PAI. "Torna a dar-me alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito obediente." Isso é uma prova clara de que ele perdeu a alegria, que tinha antes de cometer o pecado. Isso é uma prova da ausência da alegria, quando o pecado não é confessado.
Davi pede ao Senhor para abrir os seus lábios, para que a sua boca entoasse louvores a Deus. Verso 15
APLICAÇÃO:
Em si tratando de confissão, o texto da epístola de João apresenta a realidade a despeito do homem pecador que é a mesma situação apresentada por Davi. João mostra uma condicional. "Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar. Ele reconheceu o seu estado e confessou e recebeu o perdão.
Notamos na atitude de Davi, a coragem de assumir a sua culpa. Ele não transferiu pra ninguém. Enquanto a pessoa não assume o seu pecado e confessa, ela fica doente! Nesta oração percebe-se que pecado confessado é também pecado perdoado. Davi se sente confortado ao confessar o seu pecado diante de Deus.

ll- A CONFISSÃO COMO ATO DE RESPEITO E AMOR ÀS PESSOAS. PURIFICAÇÃO COLETIVA.
O RESULTADO DISSO: Produz a paz e o bem estar entre as pessoas que nos cercam especialmente nossos familiares: Pai, mãe, filhos, irmãos e amigos.
EXPLANAÇÃO:
2.1- Confissão pode ser entendida como um compartilhar das nossas fraquezas e dos nossos limites como pessoa. O apóstolo Tiago tem um ensino sobre isso. Quando ele se refere ao Profeta Elias. "Elias era homem sujeito aos mesmos erros e paixões que nós." todos os homens estão sujeitos a erros e paixões. Todos nós temos limites, porém, só venceremos os nossos erros, só seremos mais fortes que as paixões se estiverem dispostos a compartilhar com as pessoas e, especialmente com a pessoa mais próxima de nós. A pessoa amada. Precisamos compartilhar as nossas desventuras os nossos fracassos e os nossos erros.
2.2 - Na realidade o ato de confessar não é covardia, mas um ato de bravura e extrema coragem. O ato de confessar é um pedido de ajuda, socorro a quem amamos e/ou respeitamos como amigo (a), irmão (a), esposo (a), filho (a).
Quando somos suficientemente tolos para não pedirmos ajuda e não confessarmos os nossos erros e não pedirmos perdão já somos antecipadamente derrotados.
Isso que é covardia, ser derrotado antes que comece a batalha. Quero lembrar uma coisa, quem não pede ajuda, está andando passo a passo com fracasso. E conseqüentemente tem problemas!
ILUSTRAÇÃO
Um exemplo Bíblico é o de Jacó e Esaú que viveram momentos de conflitos. Mas um dia se encontraram e caminharam juntos. Gn 33:12 "Então Esaú disse: Vamos seguir a caminho; eu irei junto contigo"
APLICAÇÃO:
Entendendo que a confissão é um instrumento para a reconciliação e o perdão, não podemos perder de vista esta prática na relação com as pessoas. Ou abrimos a porta para a reconciliação e o perdão, ou fechamos a porta. Essa chave está em nosso controle. O outro não pode abrir a porta. Nem mesmo o próprio Deus, se a pessoa não ceder à chave. Deus respeita as nossas decisões. Pois, ele nos deu o livre arbítrio. Portanto, se você está nessa situação corra para a reconciliação e o perdão, através da confissão.
Ill ? PONTO: CONFISSÃO PÚBLICA ? COMO ATO DE TESTEMUNHO DE VIDA (MT 10:32,33)
"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céu. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus."
3.1 O ato confessional, apresentado por Jesus nesse evangelho tem haver com a pública profissão de fé da pessoa, acerca da sua fé em Cristo como Senhor e Salvador, e, em qualquer lugar que o indivíduo transite. Mas fica explícito o elemento confissão, como um instrumento para a relação com Deus e com as pessoas. Porque mediante a confissão, Jesus o confessa diante do Pai. Mediante a negação Jesus o nega diante do Pai. Para esse ato Jesus é o nosso intercessor. pois, ele é o caminho! A ponte que nos liga a Deus. Conforme ele diz em João 14. 06 "Eu sou o Caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim."
Entretanto, quem não confessa Jesus publicamente não será apresentado ao Pai. E perde o privilégio de manter a sua relação com Deus. O texto deixa claro que para manter a relação com o Pai precisa passar pelas pessoas. Ou seja, desenvolver confissão publica. Olhando para esse texto, podemos afirmar que não há nenhuma possibilidade para ser crente secreto.
ILUSTRAÇÃO:
Quando Jesus libertou o endemonhado gadareno, ele o mandou apresentar-se a sua família. E de igual modo os dez leprosos ele também os mandou apresentar-se ao Sacerdote.
APLICAÇÃO:
O ato confessional possibilita a pessoa de declarar publicamente que Jesus, é de fato o seu Senhor e Salvador.
Podemos citar:
Pedro e Pilatos, são dois exemplos de pessoas que tiveram a oportunidade de tornar público um compromisso pessoal com Jesus Cristo e o não tiveram a ousadia de fazê-lo:
No período da igreja nascente do 1º século os crentes professavam a fé em Cristo com toda coragem, e não temiam aos homens.
"E Muitos dos que haviam crido vinham, confessando e admitindo em público as suas práticas" (Novos convertidos, em Éfeso, cf. At 19.18).
Paulo disse em Romanos 10: 8-10. "Se com a tua boca confessares Jesus como Senhor".

Queridos na medida que a pessoa nega a sua fé diante das dos homens, ou seja, a pessoa tem vergonha de dizer que é crente em Jesus, e que serve a Deus, automaticamente está negando o filho de Deus, e dizendo eu não sou teu e, Jesus o nega também diante do pai.
As confissões dos apóstolos Pedro e João permitiram eles dizer diante do Sinédrio "Pois não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos". Que a mesma coragem e convicção estejam presentes na vida dos irmãos. E você que ainda não tomou a sua decisão, está desafiado a confessar Jesus para a sua salvação.

IV- A CONFISSÃO COMO ATO DE COMUNHÃO COM DEUS ? PURIFICAÇÃO EXISTENCIAL.

RESULTADO: Conduz a pessoa a perceber que existe um ser que se preocupa com Ela. E que está disposto a caminhar ao seu lado e fazê-la a cada dia uma pessoa melhor e mais feliz.
Não se pode falar de confissão sem falar de perdão. A confissão e o perdão são irmãos gêmeos.
Para que exista confissão é necessário falar. Para Deus e para as pessoas. É necessária esta relação tanto vertical, quanto horizontal. Jesus falou uma coisa interessante. "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta." Isso fica claro quanto à nossa relação com Deus, perpassa pelas pessoas. Tiago ensinou: "confessai as vossas pecados uns aos outros".
O pecado não confessado afasta o homem de Deus, e o homem longe de Deus, é apenas uma criatura. Perde o privilégio da comunhão com Deus.
Esses valores gerados pela confissão devem ser aplicados, no casamento, relacionamento entre pais e filhos e etc.
ILUSTRAÇÃO:
"Nunca esqueça que existem quatro coisas na vida que não se recuperam: - a pedra, depois de atirada; a palavra, depois de proferida; a oportunidade, depois de perdida; o tempo, depois de passado."
APLICAÇÃO:
Meus amados quero concluir esta mensagem afirmando, que a confissão é o instrumento para a reconciliação e o perdão, mediante ao ato do confessante. Sendo assim o senhor Jesus está disposto a perdoá-lo. E considero relevantes os passos apresentados nesta mensagem: A Confissão, Como Purificação da Alma ? Purificação Individual; A Confissão Como ato de Respeito e Amor Às Pessoas. Purificação Coletiva; Confissão Pública ? Com ato de Testemunho de Vida; e a Confissão Como ato de Comunhão Com Deus ? Purificação Existencial.
Que cada ouvinte olhe para os textos apresentados e a mensagem explanada com entendimento de quem necessita de confessar as suas culpas diante das pessoas, e, sobretudo confessar o seu pecado a Deus. Que ele, pois nos abençoe!



SERMÃO: PREGADO NA IGREJA BATISTA CENTRAL
PAULO AFONSO ? BA 05/12/2010
Pr. José Hugo de Jesus