Todos cobram das mulheres grávidas que elas escolham rápido o nome de seu futuro bebê. Atualmente alguns fatores são determinantes pra escolha do nome: pode ser uma homenagem a alguma pessoa, pode ser um nome inspirado em alguma celebridade, pode ser por um livro que traz significado de nomes ou também através do resumo da novela.

É notável que os nomes escolhidos para os baixinhos é diferente entre as classes sociais. Os nomes escolhidos pelas classes altas, como Maria, Ana ou Gabriel, têm a possibilidade de serem encontrados nos resumos das novelas. Já os pais de classes menos favorecidas optam por variar, colocando nomes gringos e inúmeras vezes optando pela junção de letras, dentre eles Maicon, Pyettra e Greice Kelly.

Há aqueles que acreditam que o nome da criança pode influenciar no seu estado de espírito e as chances de ter uma vida promissora, com isso recorrem a livros de significado de nomes e livros de numerologia. No entanto, há quem busque os nomes diretamente nos resumos das novelas.

A TV muitas vezes também tem forte poder nessa escolha. Uma forte prova disso é que em 2011 nos Estados Unidos os nomes Anderson e Cooper foram um dos mais usados devido ao grande sucesso do âncora com mais sucesso no momento, Anderson Cooper. Esta influência é tão grande que houveram boatos que a Xuxa chegou a proibir que registrassem crianças como Sasha, nome de sua filha. Ainda assim, este boato nunca foi tido como verídico. Gerando muitas outras Sasha por aí. No entanto, a escolha por significado de nomes (confira mais, clique aqui) ainda é o que mais se observa por aí.

É fato que os resumos das novelas são influencia para a escolha de nomes de crianças. Quantas Marias não surgiram devido ao sucesso de Maria do Bairro; quantas outras Helenas não foram inspiradas nas personagens de Manoel Carlos. A listagem de nomes que foram mais registrados em 2011 mostra bem que muitos destes nomes fazem parte de resumo das telenovelas brasileiras (faça uma visita a esse website www.clickgratis.com.br/novelas/ para mais informações):

Meninos foram: Gabriel, Miguel, Lucas, Arthur, Davi, Rafael, Guilherme, Gustavo, Pedro e Matheus.

Já as meninas foram: Beatriz, Alice, Laura, Giovanna, Luiza, Maria Eduarda, Manuela, Julia e Sophia.

O mais importante é que os pais façam uma escolha consciente do nome de seus filhos, seja escolhendo por resumo de novela ou por livros de significado, pois o nome é a maior marca da identidade de alguém.

Espero que esses conselhos possam auxiliar mamães e papais que estão com o pé na maternidade, mas ainda estão indecisos sobre o nome do seu pequenino. Não há problema em utilizar os resumos de novela para escolher o nome, mas faça uma escolha consciente.