Imagine que você conseguiu um bom emprego em uma usina nuclear. O salário é bom, o emprego também, mas é preciso fazer exames específicos todos os anos, inclusive exames especiais relacionados à radioatividade.

Pra quem precisa trabalhar ou foi exposto a radioatividade, é preciso com consentimento médico usar um dosímetro durante os exames.

Agora se o seu problema é na terra, mais precisamente elétrico, ao invés do dosímetro você pode estar precisando de um terrômetro, um aparelho que determina a resistência de um aterramento elétrico garantindo sua eficácia.

Em caso de chuvas fortes com raios, o aterramento é primordial para não haver a queima de aparelhos eletrônicos, eletro portáteis e eletrodomésticos.

Dosímetro

A radioatividade é um assunto sério. Todos os grandes cientistas que manipulavam produtos químicos e radioativos acabaram morrendo de sérios problemas oriundos da radioatividade, infelizmente a maioria com câncer, a doença que geralmente acomete pessoas que tem alto grau de exposição à radioatividade.

O dosímetro é um aparelho que consegue detectar no sangue humano o quando uma pessoa foi exposta a agentes químicos e nucleares e oferece a médicos e cientistas os números precisos de qual o tratamento indicado para quem ficou exposto a esses produtos durante um determinado período.

O dosímetro pode ser colocado no tórax, no pulso ou no dedo em forma de anel para haver essa medição por tempo determinado por um médico especialista. Durante o período de tratamento alguns cuidados com o aparelho devem ser tomados, cabendo ao médico instruir o paciente sobre como usá-lo corretamente.

Terrômetro

O terrômetro é outro aparelho que ajuda muito a evitar acidentes elétricos. O terrômetro é um aparelho que mede a resistência da terra para fazer um aterramento elétrico. O aterramento elétrico é importantíssimo em regiões onde a incidência de raios é bastante intensa como no Brasil em especial em São Paulo.

O terrômetro além de ser usado no controle e resistência da terra contra raios é um importante controlador e regulador também de para raios em alto de prédios, antenas comuns de tv em casas e emissoras de tv, em prédios, empresas e indústrias e também em estações de metrôs.

O terrômetro ajuda a controlar os aterramentos e a garantir que eles estão realmente bem feitos e eficientes para se evitar acidentes com descargas elétricas e curto-circuitos em tomadas e interruptores, garantindo a segurança das pessoas que manusearem aparelhos eletrônicos.