fluxo de caixaOs controles de caixa é importante que sejam verificadas uma série de alternativas interessantes. E com isto um dos grandes fatores que acabam levando á falência as empresas é o fluxo de caixa negativo dos negócios. Por isso é importante que o empresário realize sempre um diário de entradas e saídas financeiras. É interessante se fazer inclusive uma boa conciliação bancária frequentemente, o que poderá permitir ao empresário se saber quanto irá ter em caixa, como o saldo em dinheiro de datas futuras.

Para que a sua planilha possa ficar mais completa, a primeira coluna deverá apresentar os custos fixos, como por exemplo as despesas pessoais e administrativas, como a água, luz, telefones e internet. Os salários dos sócios, a ocupação entre vários outros critérios. O modelo pode ser inclusive baixado da internet, sendo possível se encontrar modelos de fluxos de caixa quinzenal ou semanais mudando apenas as suas colunas existentes.

As planilhas de funcionários

Para que o bom empreendedor possa reunir todas as informações para avaliar as melhores de sua equipe. Existem vários tipos de planilhas que poderão ser criadas. Como por exemplo uma coluna que possa listar as metas para cada um dos setores ou funcionários e a outra com os resultados obtidos.

Desta forma é possível se perceber os problemas como, por exemplo, uma queda de vendas acentuada de determinados funcionários por exemplo.

Os demonstrativos de Resultados do Exercício DRE

Para que se possa saber se sua empresa vem dando lucros ou prejuízos, na planilha é importante se constar os valores de receitas brutas, os custos variáveis, como os impostos, comissões, royalties, margens de contribuição e faturamento, menos os custos variáveis, custos fixos, entre outros como por exemplo os custos ocupacionais e administrativos.

Os controles de compras e estoque

Dependendo dos portes das empresas, os controles de estoque poderão demandar de softwares específicos para controles. Mas apesar disto é indispensável que exista uma preocupação para a análise dessa área determinada.

A planilha deverá contar com os indicadores como os pedidos, pedidos cancelados, entre outros.