CONDIÇÕES AMBIENTAIS DOS RECURSOS HÍDRICOS URBANOS DO DISTRITO DE RONDOMINAS-RO:
UMA ANÁLISE DO IGARAPÉ BARROCA

                                                 RESUMO
De maneira geral, o modelo de urbanização decorrente principalmente da industrialização brasileira resultou em um profundo desgaste ambiental dos recursos hídricos disponíveis das regiões onde houve o crescimento urbano. Nesta temática ambiental, este trabalho de pesquisa registra as agressões que as águas do igarapé Barroca1 sofrem no seu curso urbano, baseando com o pressuposto acima mencionado e as medidas saneadoras que devem ser adotadas para redução dos impactos já ocasionados e recuperação das áreas degradadas. A metodologia utilizada neste trabalho envolveu visitas e coletas fotográficas do local em estudo e posteriormente á sua compactação científica com bibliografias já existentes, dotando os argumentos apresentados de caráter científico.
Palavras-chave: Urbanização. Rondominas, Agressões, Redução.

ABSTRACT

In general, the model of urbanization mainly due to the industrialization resulted in a deep carbon footprint of available water resources in the regions where there was urban growth. In environmental issues, this research records aggression that the waters of the creek in its course suffer Rondominas urban based with the assumption mentioned above and remedial measures to be taken to have caused the reduction of impact and recovery of degraded areas. The methodology used in this study involved visits and photographic collections of the site under study and will later compaction scientific bibliographies with existing dotanto the arguments of scientific character.
Keywords: Urbanization. Rondominas, aggression, reduction.

1 Nome dado ao igarapé pelo autor deste trabalho, tendo em vista que não foi encontrada a titulação oficial do manancial. Para tanto o título adotado confere á forma como a região anteriormente era denominada.


INTRODUÇÃO


Em boa parte das cidades brasileiras é possível perceber o conflito ambiental entre os recursos hídricos e a manutenção de suas qualidades. Esse fator se prende principalmente aos modelos de urbanização e crescimento adotados que não conferem uma prerrogativa ambiental que atenda as necessidades de preservação das áreas de cursos de água envolvidas.
 Muito distante de modelos de contaminação já muito conhecidas, como o caso do Rio Tietê em São Paulo, o igarapé Barroca também apresenta situações aparentes que mesmo sendo em menor proporção de degradação compromete toda a qualidade do sistema hídrico deste manancial.
Dentre os principais fatores de ameaça ao sistema hídrico local ressalta-se a ocupação irregular humana que associada á uma má gestão dos recursos disponíveis passam a agredir diretamente o igarapé com dejetos oriundos do descarte de produtos e substâncias produzidas pela sociedade local. As mesmas situações que ameaçam a qualidade de vida dos seres humanos também afetam o ambiente, uma vez que a sociedade e o ambiente constituem um mesmo sistema. Logo, o esgoto despejado sem tratamento adequado diretamente nos igarapés inviabiliza a sobrevivência de seres vivos. A poluição dos igarapés, o crescimento desordenado e o descaso do poder público e até mesmo das sociedades englobadas neste processo, acabam caracterizando uma urbanização desordenada e que agrava consistentemente a qualidade de mananciais imprescindíveis á estabilidade da vida ambiental, seja ela, vegetal ou animal.
Este trabalho de pesquisa então se torna importante e necessário, pois focaliza de forma contextualizada as condições ambientais do único manancial de um perímetro urbano denominado de Rondominas. E de maior responsabilidade é dotado por não se ter estudos anteriormente fundamentados e concernentes sobre o tema proposto para a região em estudo. Dessa forma, através da pesquisa realizada será possível encontrar as situações-problemas á fim de apresentar soluções possíveis, observando que o local apresenta uma baixa demografia urbana.
Por bases fundamentais e estritamente necessárias este estudo adota para sua construção eficaz e bem estruturada, pesquisas exploratórias e bibliográficas e apoiando em conhecimentos científicos relacionados ao assunto abordado.


1 OS RECURSOS HÍDRICOS E A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL


Historicamente, as estratégias de desenvolvimento adotadas pela sociedade nas áreas urbanas avaliam somente o aspecto econômico dos recursos hídricos existentes propiciando o uso a custo praticamente zero.
Tal forma de ação resultou em sistemas urbanos de crescimento não sustentáveis aos igarapés e mananciais causando graves impactos ao meio ambiente.
Hirata (2003) destaca que é incrível imaginar que atualmente milhões de pessoas vivam com menos de cinco litros de água por dia em um planeta que possui 70% de sua superfície coberta por água. A água como substancia está presente em toda parte, mas apenas 1% da água doce é um recurso aproveitável pela humanidade, o que representa 0,007% de toda água do planeta. De acordo com Cunha e Ferreira (2006), a tomada de áreas antes florestadas, o crescimento da população, a expansão urbana de maneira geral, principalmente os esgotos domésticos, que são despejados em cursos d'água, são a maior causa deste problema. Tal fato pode ocorrer em decorrência das grandes cidades e centros urbanos não terem eficiência nos serviços de recolhimento de lixo e tratamento de esgotos lançados "in natura" em rios e igarapés.
Mesmo diante deste contexto, a exploração humana dos reservatórios de água doce vem ameaçando a disponibilidade e qualidade deste importante recurso, e no distrito de Rondominas a realidade não se difere desta situação.


2. CARACTERIZAÇÃO DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS


O igarapé Barroca possui sua nascente permeada em perímetro urbano (figura2), consistindo em uma região de atual ocupação humana. De acordo com a
medição realizada, seu trajeto urbano percorre uma área aproximada de 500 metros em que todo espaço de mata ciliar deu espaço á ocupações irregulares.
Amorim e Cordeiro (2008) relatam que no processo de ocupação antrópica inadequada nessas áreas gera uma cadeia de impactos ambientais, que passa pela impermeabilização do solo, alterações na topografia, erosão das margens e assoreamento dos cursos d’água, perda das matas ciliares, diminuição da biodiversidade, aumento do escoamento superficial, e outros.
No perímetro inicial de seu percurso estão instalados dois lavadores automotivos, dos quais, o despejo de seus resíduos químicos sem tratamento escoando sobre a superfície calçada indo a atingir diretamente o manancial.
Segundo Tabosa (2003) a atividade de lavagem de veículos utiliza uma grande quantidade de água que normalmente não é reaproveitada, sendo simplesmente descartada na rede hídrica. Nos últimos anos, aumentou a preocupação com esse fato que, além de representar um custo elevado para algumas empresas, pode causar impacto no ambiente aquático.
Em relação ao despejo de resíduos domiciliares um fator detectado de grande preocupação ambiental está no despejo diretamente desses dejetos sobre as águas do manancial. Na maioria das casas, existem sistemas de encanamento que direcionam seus detritos sanitários diretamente para o igarapé.
Pesquisa recente divulgada pelo IBGE mostra que o esgoto doméstico é o grande problema ambiental brasileiro que causa contaminação da água no país. Das cidades que registram poluição permanente da água, 75% apontaram o despejo do esgoto como a principal causa, segundo dados da pesquisa. Isso se deve também pelos investimentos baixos no setor e pela falta de educação ambiental da população. Prevê-se que seria necessário um investimento de 190 milhões de reais em esgoto sanitário e resíduo sólido, até 2020, para que a questão fosse resolvida (CROCETTI, on-line, 2012).
Cunha e Ferreira (2006) explicam que no Brasil, apenas 20% do esgoto passa por tratamento. O restante é despejado nos cursos d'água, contribuindo para aumentar a sujeira, as enchentes e as doenças. Ainda de acordo com Cunha e Ferreira (2006), o controle da poluição de recursos hídricos pode ser um importante aliado para a implementação de ações de prevenções da saúde e do meio ambiente, tendo em vista a importância desses sistemas para a vida.


2.1 EUTROFIZAÇÃO


Processo observado no igarapé Barroca que ocorre em decorrência ao acúmulo de nutrientes oriundos principalmente da dissolução de material orgânico nas águas, consistindo em um enriquecimento de fósforo e nitrogênio. De acordo com Valente, Padilha e Silva (1997), um dos aspectos característicos do fenômeno de eutrofização dos lagos e reservatórios é o crescimento exagerado de organismos aquáticos autotróficos, fazendo com que a água perca absorção de luminosidade e em consequência a perca da diversidade de peixes.
Abe e Galli (2012) explicam que o crescimento acelerado e a maior abundância de plantas aquáticas causam, frequentemente, deterioração da qualidade hídrica e crescimento de grandes volumes de algas, inclusive de cianobactérias potencialmente tóxicas, tornando-se um risco à saúde do ecossistema.
Quanto à deposição de resíduos sólidos provenientes da população local ficou observada uma pequena parcela de prática, fato este, que pode ser condicionado á baixa demografia da região.
Em relação á qualidade das águas do manancial em estudo, é de certeza afirmar baseando nos resultados obtidos a sua contaminação. E para confirmar ainda outro fator significante está na baixa existência de peixes no local estudado.


3 ALTERNATIVAS PARA MITIGAR OS RESULTADOS NEGATIVOS


Um passo importante é a implantação de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, que contemple a situação local através de estudos bem detalhados á cerca das possibilidades, levando em consideração aspectos naturais e sociais do ambiente. Segundo Salvador e Miranda (2007), a recuperação se dá através de um plano que considere os aspectos ambientais, estéticos e sociais, de acordo com a destinação que se pretende dar à área, permitindo um novo equilíbrio ecológico. Mas, para Arato, Martins e Ferrari (2003) nem sempre é possível o retorno de um
ecossistema degradado à sua condição original, devido ao estado de degradação a que foi submetido. Um programa de educação ambiental para a população local é outra necessidade emergencial, buscando contemplar pessoas com conhecimento de técnicas que venham a melhorar a consciência ambiental.
De acordo com Brugger (1994), para a efetivação da educação ambiental em uma sociedade heterogênea é necessário conscientizar e reverter-se á novas posturas diante da natureza. É necessário que o participante se reconheça no processo, para que possa se sentir parte da discussão.
Enfim, uma necessidade que envolva todos os aspectos citados anteriormente não pode ser viável sem a participação do poder público como norteador e construtor dos métodos á serem implantados.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Através do presente trabalho conclui-se que o Igarapé Barroca, não diferentemente de outros mananciais urbanos, mantém características que o confere o título de contaminado.
A contaminação de suas águas podem ser observadas em situações como ausência significativa de espécies de peixes, presença de eutrofização em estágio inicial, despejo de resíduos sanitários e despejo de resíduos químicos provenientes de lavadores automotivos.
Vale ressaltar, porém que o nível de degradação deste recurso hídrico não obtém valores exacerbadamente altos, provavelmente devido á baixa urbanização da área.

 

REFERÊNCIAS


ABE, Donato Seiji; GALLI, Corina Sidagis. Disponibilidade, Poluição e Eutrofização das Águas. Disponível em: http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-816.pdf. Acesso em 16 de Dezembro de 2012.

ALMEIDA, Lucia Marina Alves; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia Geral e do Brasil. Ed. Única. São Paulo: Ática, 2005.

AMORIM, Lia Martucci; CORDEIRO, João Sérgio. Impactos ambientais provocados pela ocupação antrópica de fundo de vale. 

ARATO, Helga D.; MARTINS, Sebastião V.; FERRARI, Silvia H. S. Produção e decomposição de serapilheira em um sistema agroflorestal implantado para recuperação de área degradada em Viçosa-MG. Revista Árvore, Viçosa, v.27, n.5, set./out. 2003.

BRÜGGER, P. Educação ou Adestramento Ambiental? Florianópolis: Letras
Contemporâneas, 1994.

CROCETTI, Melissa. Esgoto doméstico: o pior problema ambiental brasileiro. Disponível em: http://www.ecoterrabrasil.com.br/home/index.php?pg=ecoentrevistas&tipo=temas&cd=937. Acesso em: 18 de dezembro de 2012.

CUNHA, Cynara de Lourdes da Nóbrega; FERREIRA, Aldo Pacheco. Modelagem Matemática para Avaliação dos Efeitos de Despejos Orgânicos nas Condições Sanitárias de Águas Ambientais. Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: Cad. Saúde Pública v.22 n.8, 2006.

CUNHA, S. R. P. O xadrez da terra: um estudo da colonização de Rondônia.
Disponível em: http://www6.ufrgs.br/ltm/attachments/115_Erico.pdf. Acesso em: 26 de outubro de 2012.

HIRATA, Ricardo. Recursos hídricos. São Paulo: Oficina de textos, 2003.

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, Belém, 1985.

SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1982.

SALVADOR, Aparecida Rosa Ferla; MIRANDA, Jussara de Souza. Recuperação de áreas degradadas. São Paulo: IETEC, 2007.

TABOSA, Érico Oliveira, 2003. Tratamento e reuso das águas de lavagem de veículos, XIX Prêmio jovem cientista. Joinville – SC.

VALENTE, J.P.S.; PADILHA, P.M.; SILVA, A.M.M.. Contribuição da cidade de Botucatu SP com nutrientes (fósforo e nitrogênio) na eutrofização da represa de Barra Bonita. São Paulo: Eclét. Quím. 1997.

VEJA, número populacional dos Municípios e Distritos de Rondônia. Disponível em: http://www.arom.org.br/index.php/hist%C3%B3ria/80-not%C3%ADcias/destaque-municipios/376-veja-n%C3%BAmero-populacional-dos-munic%C3%ADpios-e-distritos-de-rond%C3%B4nia. Acesso em: 10 de novembro de 2012.

VOLOCHKO, Danilo. Sociedade Urbana e Urbanização da Sociedade. Apud, Revista Cidades. 1 Ed. Presidente Prudente: Grupo de Estudos Urbanos, 2004.

www.bvsde.paho.org/bvsAIDIS/PuertoRico29/martucci.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2008.