Síntese Reflexiva "Determinantes Sociais e Condicionantes de Saúde".

No artigo 3º da lei 8080/90 consta que " A saúde têm como fatores determinantes e condicionantes entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Assim, entende-se que saúde é o completo bem estar físico, cultural, espiritual, emocional e etc. Portanto para se ter saúde é necessário que o gestor entenda que os determinantes sociais fazem parte da saúde e que os condicionantes propiciam o aparecimento de patologias. Assim, temos que ver os usuários com uma visão holística, ou seja, olhando-os por inteiro e verificando sobre suas condições sócio-econômicas, emocionais, familiares, fisiológicas e etc. Pois o indivíduo pode estar fisiologicamente sadio, porem com a saúde emocional debilitada devido algum fator determinante.
Na Conferência Internacional em Promoção da Saúde da OMS, em Ottawa, em 1986, foi verificado que os fatores determinantes também fazem parte da saúde do indivíduo, por este motivo foi formulada a Carta de Ottawa, a qual significou a ampliação da concepção de promoção da saúde, incorporando a importância e o impacto das dimensões sócio-econômicas, políticas e culturais sobre as condições de saúde. Nesta carta foram propostas as seguintes ações:
? Estabelecimento de políticas públicas saudáveis;
? Criação de ambientes favoráveis à saúde;
? Reforço da ação comunitária;
? Desenvolvimento de habilidades pessoais;
? Reorientação dos serviços de saúde.


Assim, para realizarmos a promoção da saúde, temos que primeiramente verificar as causas básicas das patologias e relacionarmos com as condições determinantes de saúde como: Trabalho; relacionamento; lazer; moradia e etc., só assim, poderemos além de tratar a patologia do indivíduo verificar os fatores determinantes e condicionantes realizando a profilaxia, evitando que o mesmo adoeça novamente.
Atualmente, a saúde pública está voltada a Promoção da Saúde, e para que isto ocorra deve-se pensar nos diferentes determinantes e condicionantes. Por isto verificamos que a Promoção da Saúde fortalece os conceitos fundamentais do moderno campo sanitário tais como: as cidades saudáveis, os ambientes favoráveis à saúde, a articulação intersetorial pela saúde, vigilância em saúde e diversas práticas de reorientação dos serviços.
No Brasil, os fatores determinantes e condicionantes tomaram grande ênfase com o Movimento de Cidades Saudáveis, hoje no país existe algumas cidades que tiveram grande êxito com a implantação deste modelo, dentre elas, podemos destacar: Curitiba e Florianópolis, que atualmente são tidas como cidades modelos em todo o território brasileiro. Este novo modelo de Cidades Saudáveis preza muito a qualidade de vida dos cidadãos identificando os fatores determinantes e condicionantes para o melhor bem-estar da população, assim, poderemos pensar num Sistema de Saúde com Igualdade, Equidade e Integralidade, os princípios fundamentais que regem o SUS, garantindo a população um atendimento com qualidade, decência e humanização.

Autor- Gabriel Prazeres dos Santos.