Conceptismo na Primeira Carta de Mariana Alcoforado

O conceptismo explora a persuasão, a discussão, a retórica, a arte de expor as palavras como forma de influenciar o leitor com suas palavras, através do jogo de raciocínio e de retórica que visa melhor explicar o conflito dos opostos.

O conceptismo é evidenciado no desabafo verdadeiro da jovem freira Mariana ao militar francês, DeChamille, em virtude de um amor impossível, através de um testemunho amoroso relna carta, de fortes ou exagerados apelos sensoriais, numa dialética em que a própria Mariana é colocada como vítima, como fica demonstrado nos trechos abaixo:

“Ai de mim! Os meus encontram-se privados da única luz que os animava e só lhes restam as lágrimas; não os tenho usado senão para chorar incessantemente desde que soube que estava decidido a um afastamento que não posso suportar e me fará morrer em pouco tempo.”

“Parece-me, contudo, que chego até a prezar as desgraças de que és a única causa: dediquei-me a minha vida assim que te vi e sinto algum prazer sacrificando-a a ti.”

Segundo George Patrick (ano, página), temos alguns traços relevantes do conceptismo, há complexos e enfeitados enunciados, em termos ideológicos ou paradoxais, como no trecho: “Como é possível que lembranças de momentos tão agradáveis tenham se tornado tão cruéis? E - como que contra a natureza – não sirvam senão para tiranizar meu coração? Na citação de Patrick, percebe-se, além do jogo de ideias, uma valorização do sofrimento sentimental como elemento causador do prazer numa concepção confusa ou contraditória, que é o agradável causando o cruel.

Evidência do Cultismo no poema “A uma ausência

O cultismo se caracteriza pelo exagero da forma literária no plano de expressão, explora as metáforas, hipérboles, as imagens, os símbolos do texto e no jogo de palavras, uso culto da língua, predominando inversões sintáticas.

No primeiro quarteto e nos dois tercetos do poema de Antônio Barbosa Bacelar, verifica-se as presenças de hipérbato e antíteses, respectivamente, que expressam um conflito através do dualismo, envolvendo o bem e mal, choro e riso, dúvida e certeza. Identifica-se, primeiramente, uma inversão sintática num jogo de palavras seguido de antíteses nos seguintes trechos abaixo:

“Sinto-me, sem sentir, todo abrasado

No perigoso fogo que me alenta;”

“O mal, que me consome, me sustenta;

O bem, que me entretém, me dá cuidado.”(...)

“Choro no mesmo ponto em que me rio;”(...)

“Mas se desconfiado desconfio,”(...)

Tendências da Arte da Contra-Reforma,ou seja, do Barroco, como o conceptismo e cultismo, são manifestados, traços conceptistas, na Primeira Carta de Mariana Alcoforado através do testemunho de uma mulher, religiosa, em conflitos existenciais causados por um amor que nunca  seria concretizado, e características cultistas no sintético poema “A uma ausência” de Barcelar, que, também, explora um conflito emocional com predominância explícita cultista no plano de expressão.

Você deve explorar mais trechos dos textos escolhidos para análise, apontando de forma mais específica alguns recursos citados. Tenha em mente que  o leitor de seu trabalho precisa compreender claramente seus comentários e observações. Por isso, procure não ser muito sucinto, amplie suas considerações.


Referências:

Patrick, George. “O amor em seu aspecto barroco nas Cartas de Mariana Alcoforado “ Paraíba: UFPB. Disponível em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2642123 Consulta em 16 de maio de 2012.