Concepções alternativas em mecânica
Edivaldo de Menezes Firmino*

Concepções alternativas em mecânica. Trata-se de uma reflexão sobre os modelos que usamos para explicar os fenômenos físicos do cotidiano. Para resolver e explicar tais problemas a autora fundamenta-se em vários autores tais como, Viennot, 1979; Solis Villa, 1984; Driver, 1986. Que falam que essas concepções são encontradas em um grande numero de estudantes de qualquer nível de escolaridade, diferem das teorias, conceitos e leis que os alunos têm que aprender, são muito difíceis de serem mudadas e resistem ao ensino de conceitos que conflitam com elas e por conseguinte interferem no aprendizado, no caso relatado, da física.
A autora nos fala que essas concepções se formam desde a infância. "Tais idéias não se constituem em simples concepções isoladas, mas são estruturas conceituais elaboradas, que proporcionam ao individuo uma compreensão coerente da realidade sob o seu ponto de vista." (PEDUZZI, 1999, p53). Então para haver um ensino efetivo tem que levar em consideração as idéias do aluno, visto que esse já tem concepções sobre o assunto pode não aceitar bem as idéias da ciência.
Peduzzi nos traz algumas pesquisas e experiências realizadas em muitos lugares do globo e com alunos de variadas escolaridades, mostrando as concepções alternativas que esses têm, ela traz exemplos que envolvem os temas repouso, força e movimento e ação e reação. Com isso ela nos relata as principais dificuldades dos alunos, por exemplo, sobre o repouso vários estudantes não compreendiam como um objeto inanimado, tal como mesa ou uma mola, poderia exercer força sobre outro corpo. No caso da força e do movimento Viennot, sugere que, para muitos estudantes existe uma lei intuitiva que pode ser expressa por F=kV e com isso surge os seguintes pensamentos se v= o, então F = 0, mesmo que a aceleração seja a ≠ 0, se v ≠0 então F ≠ 0, mesmo que a=0 e por ultimo se as velocidades são diferentes, as forças também são diferentes, mesmo que as acelerações sejam as mesmas, como foi dito essas e muitas outras, são concepções que muitas vezes surge desde a infância e pode prejudicar no entendimento dos assuntos.
Foram sugeridos exemplos e hipóteses sobre estratégias para favorecer a mudança conceitual, primeiramente os alunos devem se conscientizar de suas próprias concepções e que essas sejam analisadas e discutidas em sala para isso pode fazer uso de experiências de laboratório, tanto em nível qualitativo quanto quantitativo, apresentar exemplos e contra exemplos, dar resoluções de problemas, mas de uma nova forma como um meio através do qual o aluno possa discutir mais a situação física envolvida, relacionar o modelo cientifico e alternativo para que sejam comparados quanto ao seu poder explicativo e suas limitações e que o modelo cientifico seja aplicado em situações conhecidas e novas.
Surgem criticas à visão da mudança conceitual que fala que as idéias previas dos estudantes deverão ser abandonadas e/ou absorvidas no processo de ensino.No entanto a autora nos traz a visão de alguns autores como (Driver, 1981; Solomom, 1983; Gilbert, 1983) Que traz a idéia de que pode acontecer a coexistência de modelos diferentes que serão acessados dependendo do contexto. A autora cita vários autores que compartilham da mesma opinião anterior.
Com isso Sônia S. Peduzzi chega à conclusão de que através das evidencias acumuladas por meio de um grande numero de investigações é negável a importância das idéias previas dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. E ignorá-lhas mostrara que existem dois modelos conceituais distintos. As pesquisas realizadas têm-se concentrados particularmente na identificação e na classificação das concepções encontradas e muito pouco na intervenção para melhorar a pratica em sala de aula, por que querendo ou não elas são de certa forma m pouco importantes para o desenvolvimento e assimilação de conhecimentos mais científicos e metodológicos.
Sonia S. Peduzzi conseguiu desenvolver uma reflexão critica e filosófica no ensino de ciências e nos conhecimentos prévios dos estudantes através de pesquisas e da fundamentação em outros autores ela nos mostra os pros e os contras das concepções alternativas. É um capitulo muito interessante e de muito valor para pesquisadores e professores. Em suma, Concepções alternativas em Mecânica, de Sônia S. Peduzzi pode ser bastante útil a todos que estejam interessados m saber e refletir sobre o que são concepções alternativas em mecânica, estratégias para favorecer a mudança conceitual e as criticas à essa visão.





Referências:
DRIVER, R.; EASLEY, J. Pupils and paradigms: a review of literature related to concept development in adolescent science students. Studies in Science Education, v.12, p.7-15,1978.
DRIVER, R. The pupil as a scientist. In: CONFERÊNCIAGIREp, Rehovot- Israel, 1979.
DRIVER,R. Pupil's alternative frameworks in science. European Joumal of Science Education, v.3, p.93-101, 1981.
DRIVER, R. Children's learning in Science. Educational Analysis, vA, n.2, p.69-79, 1982.
DRIVER, R.; GUESNE, E.; TIBERGHIEN, A (Ed.) Children's ideas in science. Milton Keynes: Open University Press, 1985.
DRIVER, R. Psicologia cognoscitiva y esquemas conceptuales de los alumnos. Ensefianza de las Ciências, vA, n.1, p.3-15,1986.
DRIVER,R. Students' coriceptions and the learning of science.International Journal of Science Education, v.11, n.5, pA81-490, 1989.
GILBERT, J.K. Altemative conceptions: which way now? In: AAPTWlNTERMEETlNG, New York, 1983.
GILBERT, J.K.; ZVLBERSTAJN, A A conceptual framework for science education: the case study of force and movement. Intemational Journal of Science Education, v.7, n.2, p.107-120,1985.
SOLOMON, J. The rise and fali of constructivism. Studies in Scíence Education, v.23, p.1-19, 1994.
SOLOMON, J. Learning about energy: how pupils think in two domains. European Journal of Scíence Education, v.5, n.1, p.49-59, 1983.
VIENNOT,L. Spontaneous reasoning in elementary dynamics. European Joumal of Scíence Education, v.1, n.2, p.205-221, 1979.
SOUS VILLA, R Ideas intuitivas y aprendizage de Ias ciências. Ensefíanza de las Ciêncías, v.2, n.2, p.83-89, 1984.
PEDUZZI, S.S.; PEDUZZI, L.o.q. O repouso de um objeto. In: REUNIÃOANUALDASBPC, 36a, São Paulo, julho de 1984.
PEDUZZI, L.O.Q.; PEDUZZI, S.S. O conceito intuitivo de força no movimento e as duas primeiras leis de Newton. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.2, n.1, p.6-15, 1985 a.
PEDUZZI, L.O.Q.; PEDUZZI, S.S. Força no movimento de projéteis. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.2, n.1, 1985b.
PEDUZZI, l.o.q. Solução de problemas e conceitos intuitivos. Caderno Catarinense de Ensino de Física, vA, n.1, p.17 -24, 1987.
PEDUZZI, L.0.Q., As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a História e Filosofia da Ciência em um curso de Mecânica. Adrianópolis, 1988. Tese de doutorado - UFSC.