Concepção Comparativa  das Ciências em Aristóteles e Platão.

 Em relação a Platão, Aristóteles constituiu-se em um grande avanço dando as Ciências  linguagem técnica ao que se refere ao desenvolvimento da história das mesmas nos seus diversos campos.

  Sendo que o referido fundou diversas disciplinas no campo científico tais como: Taxionomia, Biologia, Cosmologia, Meteorologia e dinâmica de Hidrostática, além de trabalhar, no campo da política, da moral e da ética, até mesmo na formulaçao de teoria de Estado.

  Naturalmente deu  grande desenvolvimento  a Filosofia como disciplina, Aristóteles foi filósofo por excelência,  um dos maiores de todos os tempos da construção da Filosofia.

Outra consideração de relevância a respeito   dele, sendo que o mesmo  caminhou  na direção da Ciência tal como está constituida, foi ele quem pela   primeira vez procurou desenvolver o método da  observação da natureza.

 Elaborou todos seus sistemas, numa perspectiva sistemática, podemos dizer também que foi ele o fundador da epistemologia como método ou seja, além de construir a Ciência, procurou por outro lado, formular a sua  defesa de sustentação.

Quanto a Platão o seu velho professor, desenvolveu profundas críticas, em razão do mesmo imaginar que   a verdadeira Ciência se realizava por meio da  contemplação dos princípios universais abstratos.

Platão desconsiderava a observação da natureza, no uso do método empírico, na observação dos fatos em análise, o que era inadimissível para Aristóteles.

 O que foi fundamental  para Ciência,  antes de tudo, o método indutivo. Ja não era mais possível a formulação  pedagogicamente da tradição anterior formulada por Platão.

 Aristóteles  iniciou o seu método dando enfase na importância à observação, a Ciência passou a receber nova formulação o que foi recuperada em parte pela Filosofia iluminista, na superação do antigo Regime.

Com efeito, Aristóteles desenvolveu teorias fundamentais a respeito de  muitas áreas da Ciência e da Filosofia, transformando-se no teórico mais completo de um sistema científico, seu nome ainda hoje é imprescindível a cultura científica.

 A  Filosofia como fundamento  da Ciência passou a ser  pela primeira vez estudada com algum rigor, transformando em instrumento indispensável como sustenção teorica das diversas Ciências.

 Aristóteles sempre defendeu a seguinte tese: que existiam diversas formalações explicativas, que correspondiam com várias formas de causas.

Uma dessas causas de explicação, era necessário para Aristóteles, segundo o princípio formulado por ele mesmo, o fundamento teleológico ou finalista de qualquer teoria.

 O que significa epistemologicamente, que todas as causas, caminham para uma determinada finalidade, o princípio fundamental do próprio efeito da causa.

 Portanto, formulou a teoria de causa e efeito, relacionada com outra acepção, matéria e forma, toda matéria tem necessariamente uma forma, artificial ou nao, do mesmo modo uma causa.   

 Então para Aristóteles todas  as causas caminham essencialmente para uma determinada finalidade, a palavra em portugues, etimologizada no conceito de teleologia, de significado grego, para um determinado conceito  de telos.

 Concepção epistemológica da realidade  teleológica  que explicava a natureza de tudo e de todas as causas materiais e suas formas na determinação dos seres, teoria que demonstrou a grandiosidade desse grande filósofo.  

Tal conceituação da Ciência como algo fundamental ao fundamento da teleologia, perpassou-se diversos tempos históricos, atingindo outros séculos, constituiu-se por outro lado, dado a cristianização do conceito, em um obstáculo para as Ciências modernas.

  Entretando, um dos equívocos, ainda em nossos dias, muitos imaginam que as Ciências contemporâneas ao fato de descrever o modo como os fenômenos da natureza ocorrem, não teriam que explicar o por quê dos próprios fenômenos.  

O que de fato constitui-se em uma ideia errada, do conceito teleológico, que nasceu  da ideia aristótelica, que as explicações finalistas bastam por si mesmas e são verdades universais, ideologia modificada pela Ciência contemporânea.

Por diversos motivos a Grécia antiga não produziu filósofos da qualidade de Platão, muito mais em referência a Aristóteles, desse modo, ainda no grande século III antes do nosso tempo, produziu alguns grandes pensadores e cientistas.

Entre eles, com contribuições indispensáveis ao desenvolvimento das Ciências, podemos citar:  Euclides na contribuição para construção da formação da Geometria.

Por outro lado, com veemência as grandes descobertas de Arquimedes na elaboração da Física, possibilitando mais tarde, a Física iluminista,  buscando a sua reconstituição na Grécia reformulando a Fisica moderna.

Do mesmo modo aconteceu, com os estudos de Astronomia desenvolvidos por Ptolomeu, isso no século II antes do cristianismo, a reconstituição da sua teoria e na idade média, a superação da mesma pela Astronomia moderna.

 Particularmente,  por Galileu, estabelendo como critério científico o método empírico, foi indispensável para o desenvolvimento da revolução científica moderna.

Edjar Dias de Vasconcelos.