"Lança as sementes de Minha sabedoria divina no solo puro de teu coração e rega-as com a água da certeza, para que os jacintos de Meu conhecimento e Minha sabedoria brotem, frescos e verdejantes, na cidade sagrada de teu coração."   Bahá'u'lláh

As culturas antigas das nações deixaram como heranças para as futuras gerações os contos, poesias e histórias, que são as sementes de sabedoria e conhecimento de seus povos. Cabe a nós aproveitá-las e divulgá-las como um elemento de um novo sistema de educação. Sem dúvida, tais literaturas, ricas em particularidades de cada povo e sutilezas de seus modos, conduzem o leitor para reflexão e meditação.  

Aproveitando estes recursos, como uma contribuição  para o processo de educação e reabilitação do povo, foi preparado  este humilde trabalho. Nele, foram selecionadas algumas histórias que representam os problemas relacionados a cotidiano e espelham  os aspectos complexos da vida atual. Cada história esboça um cenário no qual o leitor pode encontrar semelhanças com as suas próprias dificuldades, o que lhe permite retirar os bloqueios mentais ou sociais arraigados na sua vida. 

 Além do aspecto prazeroso e divertido da leitura, as histórias  proporcionam uma melhor compreensão de certos princípios educacionais, difíceis de serem estabelecidos  por outros meios.

 A transmissão dos conceitos educativos é uma tarefa muito difícil, geralmente não atrai o ouvinte, especialmente se ele for adolescente ou jovem. Este fato dificulta a passagem, não do saber, mas da sabedoria de gerações passadas para a nova. O livro aproxima o leitor a tais conhecimentos embutidos nas entrelinhas, e assim o estimula para assimilação dos mesmos no seu dia a dia.

 As histórias narradas, enfeitadas com as jóias das "Palavras Ocultas" de Bahá'u'lláh, conduzem o leitor para etapas mais elevadas de reflexão, permitindo-lhe uma visão mais abrangente da sua criação, guiando assim a sua mente  para projeção dos propósitos mais nobres no plano de existência,  impelindo o uso de sabedoria em todos os momentos da vida como a ferramenta principal para desenvolvimento das potencialidades e de alcance à  prosperidade.

               "As Palavras Ocultas" foram reveladas por Bahá'u'lláh no ano de 1858 às margens do rio Tigre, em Bagdá, Iraque. Ele mesmo descreve a obra como "o que desceu do reino da glória, proferido pela língua do poder e grandeza e revelado aos Profetas de antanho. Nós lhe tiramos a quinta-essência e a revestimos com a roupagem da brevidade, em sinal de graça aos justos, a fim de que se mantenham fiéis ao Convênio de Deus, cumpram em suas vidas aquilo de que Ele os incumbiu e, no reino do espírito, obtenham a jóia da virtude divina."

 Este maravilhoso conjunto de conselhos e advertências divinamente inspirados, pode ser considerado como um manual perfeito para o ser humano, em sua trajetória rumo aos mundos espirituais de Deus. Escrito em estilo lúcido, cativante e repleto de beleza, expõe aquelas verdades eternas que se encontram na essência de todas as religiões.

 Entre os Escritos de Bahá'u'lláh, o livro "As Palavras Ocultas" se destaca por ser um poderoso guia ético e moral para a vida diária. Em poucas páginas, em 153 conselhos de perfeição, Bahá'u'lláh legou à humanidade uma receita infalível para salvaguardar seu bem estar e felicidade.  

 "As Palavras Ocultas" exercem uma poderosíssima influência no ser humano, libertando-o das garras do materialismo e capacitando-o a ganhar a batalha sobre seu próprio eu. São como um faro de luz que ilumina seu espírito e lhe permite contemplar o caminho de Deus. 

A seguir vejamos uma história educativa e que finaliza com "As Palavras Ocultas" para reflexão e meditação.

 Luqman, o Sábio

 Luqman era um homem muito sábio e humilde. Na sua época era conhecido como uma pessoa muito inteligente e profunda. Ele costumava transmitir às pessoas, por meio de suas palavras e ações, a melhor forma de viver.

 Das palavras boas de Luqman, que muitos escreveram nos livros,  uma era esta que disse para o seu filho: "meu filho, sempre tente comer as melhores comidas, dormir nos melhores  leitos, enquanto viver aproveite melhor os prazeres da vida e onde você chegar construa uma casa e com seus amigos tenha bons momentos de alegria e convivência."

 O filho de Luqman respondeu: "meu querido pai, o que você está dizendo é impossível para mim; melhores comidas, melhores leitos para dormir, melhores lugares para residir e os melhores prazeres do mundo pertencem às pessoas muito ricas que conseguem tudo o que desejam, seja o que for ou onde for. Mas eu sou uma pobre e humilde criatura de Deus, que não possui nenhuma riqueza neste mundo."

 Luqman disse: "todo problema é, que as pessoas acham que todas as coisas boas só podem ser adquiridas  através de muito dinheiro, mas, isso não é verdade. A riqueza se não for usada com sabedoria, traz muitos problemas e, normalmente, o dono de uma grande fortuna passa a maior parte de sua vida, com problemas e dificuldades gerados pela sua própria riqueza. Na verdade, no dinheiro não há prazer, o prazer está em aproveitar, da melhor forma possível, os recursos que você possui para o bem-estar, e em ter uma consciência tranqüila.

 Eu não digo que você coma a comida mais sofisticada, e prepare o leito mais macio e gostoso, ou de construir a melhor morada do mundo. Não, pelo contrário, tente viver de forma que possa descobrir o verdadeiro sentido da vida.

 Para isto é necessário, em primeiro lugar, que acorde mais cedo, para se beneficiar das graças da madrugada, sentir e absorver a alegria e energia da vida junto ao amanhecer; e que  coma somente quando realmente sentir fome, neste caso, qualquer comida será como os melhores e mais caros pratos. Basta que trabalhe durante o dia e evite passar o tempo ocioso, que à noite poderá dormir e ter melhores sonos, mesmo que sua cama seja o chão.

 E tente não se acostumar com muita diversão, dedique sua vida para os objetivos nobres, e ao mesmo tempo procure saber das dificuldades e problemas dos outros. Neste caso, os momentos de prazer da sua vida parecerão muito mais gostosos e profundos e poderá aproveitar muito mais por que são reais. E por fim, tente tratar todo mundo com muito respeito e amor, que então será muito querido nos corações de todos e, assim, todo lugar será como sua casa. A casa da amizade poderá ser construída em qualquer lugar.      

 ************************************************************************************

 A prosperidade é um estado mais espiritual do que material. Os melhores proveitos residem nas coisas mais simples, disponíveis para todos, ao contrário, dos caprichos e desejos fantasiosos que conduzem ao excesso e  causam mais males e angústia do que algum proveito ou alegria, e afastam a pessoa da sua essência pura.

 

 Por exemplo, a leitura de um livro, um passeio nas montanhas, ou um jantar simples com a família, são recursos que atendem às necessidades físicas e espirituais. Da mesma forma, o ato de acordar cedo gera regozijo e jubilo. Ao madrugar, pode-se participar da chegada do alvorecer, apreciar sua beleza  e aproveitar a dádiva e a energia disponíveis no momento.

 Ó Escravo do Mundo! Muitas vezes, ao alvorecer, a brisa da Minha terna misericórdia soprava sobre ti e te encontrava no leito da incúria, completamente adormecido. Lastimando, pois, teu triste estado, regressava ao lugar donde viera.

 Ó Essência do Desejo! Muitas vezes, ao alvorecer, Eu me volvia dos reinos do Infinito para tua morada e encontrava-te no leito do ócio, devotado a outros e não a Mim. Com isso, assim como o relampejar do espírito, Eu regressava aos domínios da glória celestial e nem o sussurrava às hostes da santidade, em Minhas plagas nas alturas.

 Ó Quinta-Essência da Paixão! Que te afastes de toda cobiça e procures contentar-te com o que tens; pois o cobiçoso tem sido sempre privado, enquanto aquele que se contenta é sempre objeto de amor e elogios.

 Do Livro “Sabedoria é a Luz que Guia” da Autoria Felora Daliri Sherafat