Orientador: Professor Lawton Benatti

Simone Alves Rodrigues

 

Conceitos de inovação

A inovação é um fator importante para o desenvolvimento econômico das organizações, pois promove a criação de novas ideias, valoriza a necessidade do consumidor e busca meios de desenvolver produtos ou serviços que sejam sustentáveis e que não agridam o meio ambiente, existem vários tipos de inovações quando visa o aspecto de qualidade do que é exclusivo da ideia.

Existem três tipos principais de inovações que são consideradas como ideias exclusivas, a inovação revolucionaria que são difíceis de desenvolver está em primeira posição no ranking de exclusividade, porque os produtos ou serviços que são criados e reinventados desta forma são algo jamais visto no mercado e que na maioria das vezes são preservados por patentes fortes, direitos autorais determinados pela lei que atrai outras empresas para fazer algo semelhante com intenção de combater os concorrentes.

Na segunda posição do ranking de exclusividade esta à inovação tecnológica que aparece constantemente nos sites, mídias, propagandas com um tempo cada vez mais curto, devido ao avanço no nível de conhecimento e informação obtida pelas pessoas que utilizam desta base para progredir com este tipo de inovação e que levam ao mercado um produto ou serviço com vantagens diferenciadas das demais tecnologias criadas.

A terceira posição no ranking de exclusividade é ocupada pela inovação comum que se desenvolve com constância se comparado com as demais inovações anteriores, pois é vista como uma melhoria de um produto/serviço já existente no mercado, com uma facilidade maior de desenvolvimento.

Conforme Hisrich essas inovações nascem frequentemente da,

“Analise e da demanda do mercado (market – pull), não da pressão por oferta de tecnologia (technology – push). Em outras palavras o mercado tem um efeito mais forte sobre a inovação (demanda do mercado) do que a pressão por oferta de tecnologia (technology – push).” (HISRICH, 2009, p. 171).

Em outro contexto existe também a inovação de valor que acontece nas empresas quando as ações são afetadas desfavorecendo a estrutura de custos e o valor que representa o produto ou serviço para o comprador, à proposta desta inovação é aumentar o valor dos produtos ou serviços para os clientes e diminuir os custos de produção, para isto é necessário envolver a empresa como um todo determinando de maneira correta o custo, utilidade e preço para gerar uma estratégia sustentável, a visão holística sobre o negócio é um aspecto interessante para o crescimento da inovação de valor, com isto cria mercados inexplorados, a concorrência não se torna mais relevante, busca uma demanda inexistente, impede o valor custo para o comprador e engloba todo o sistema de atividades das organizações à procura de baixo custo e diferenciação dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes.

A inovação de valor consiste em trabalhar com os quatro atributos como eliminar, reduzir, criar, elevar, desta forma é feito uma analise do que se deve levar em consideração para cada atributo, tendo como base no que a concorrência tem a oferecer de seus produtos e o que o gera necessidade no cliente ao comprar um produto ou serviço.

De acordo com Kim, W. Chan,

A inovação de valor exige que a empresa reoriente todo o sistema para empreender um salto no valor, para os compradores e para ela própria. (KIM, W. CHAN, 2005, p. 17).

Definir a inovação não é fácil, porque envolve uma série de fatores que não consegue ser medida de maneira simples, por exemplo, a mudança em um produto já existente no mercado, o aumento de preço por um produto ou serviço diferenciado ou até mesmo descobrir uma forma melhor de comercializar.

O sucesso das empresas é visto pela forma como conseguem inovar os seus produtos ou serviços através do fluxo de informações obtidas, porque trazer algo novo necessita de conhecimentos para servir como base para o desenvolvimento de novas ideias e desta forma proporcionar um crescimento rentável e sustentável para a organização. A P&D (pesquisa e desenvolvimento) tem o apoio dos governos no oferecimento de recursos públicos, através de créditos fiscais para que as organizações desenvolvam produtos que tragam para a sociedade algum benefício comercial.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 

HISRICH, Robert D, PETERS Michael P, SHEPHERD Dean A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre: Atlas, Bookman, 2009.

KIM, W. Chan, MAUBORGNE Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 23ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.