Faculdade FNC

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Ana Paula Oliveira Magalhães

Conceitos de Inovação e sua Importância dentro das organizações.

 

        Existem conceitos de Inovação e a sua importância de inovar, onde é possível encaixar o perfil de cada mercado onde se pretende estudar. O Artigo discorre sobre a abordagem do conceito de inovação e a sua devida importância dentro das organizações. Inicia informando que embora o cenário seja competitivo e amplo e cada vez mais discutido tanto no contexto organizacional quanto no acadêmico, sabemos que poucas empresas exercem a prática de uma boa idéia de inovação.

       A inovação é a geração de boas idéias, a idéia inovadora traz qualidade, criatividade e eficiência, podendo visar dentro das organizações o aprimoramento e o desafio. A inovação tem sido o grande diferencial competitivo para as organizações que conseguem desenvolver boas idéias e até ter influenciar no aspecto econômico, a empresa pode influenciar no crescimento econômico independente do seu status de situação, a empresa consegue definir as suas estratégias organizacionais, visão de futuro em decorrer do tempo.

“Hoje, entretanto os recursos exigidos em termos de conhecimento, habilidades, dinheiro e experiência de mercado, determinam que inovações significativas sejam sinônimas de organização.” Conforme Trott (2012, pag.10).

            O mercado está em constantes mudanças, sempre se adaptando as novas exigências dos consumidores. Sucesso para a empresa é aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucros. A organização, para se manter no mercado e superar a estabilidade, deve promover ferramentas para programar sistemas de gestão que reflitam a realidade da organização e saber aonde quer chegar, e quais as exigências do mercado, deve mostrar suas culturas e suas condições econômicas.

Tipos de inovações que nos auxilia com sua importância dentro da organização, são elas:

Inovação de produto: é a mudança do produto de como ele é percebido pelos consumidores.

Inovação de processos: é a mudança no processo de produção ou serviço.     

             Hoje no mercado existem várias formas para mapear processos e implantar melhorias continuas todos são criados e baseados de acordo com o segmento do negócio e os processos que o negócio mantém internamente.

             É importante ressaltar que a inovação pode ser aplicada no meio profissional, pessoal e social, trazendo novas ferramentas e novas idéias através de todo processo que surge para a criação de algo que irá melhorar a vida das pessoas dentro do ambiente de trabalho, boas idéias surgem de bons pensamentos, que é a junção de partes de idéias distintas.

“O desenvolvimento de inovações é realizado por pessoas ou por grupo de pessoas visionárias.” Conforme Mattos (2012, pag.39).

A inovação veio para explorar as idéias dos colaboradores das organizações ou das consultorias contratados como um impulso para redução de custos da operação aumenta de eficiência e acima de tudo competitividade empresarial.

 Referências Bibliográficas

TROTT, Paul. Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. 4.ed – Porto Alegre: Bookman, 2012.

MATTOS, João Roberto Loureiro. Gestão da Tecnologia e Inovação. 2 ed – São Paulo, 2012.