PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Ciências Contábeis

 4º Período Manhã

Contabilidade Avançada

Direito Tributário

Fundamentos de Marketing

Introdução à Ciência Atuarial

Planejamento e Gestão Governamental

Sistemas Contábeis I

Teoria Básica da Contabilidade

 

 

Alessandra Mendes Silva Oliveira

Ana Paula Marcelino

Caroline Beatriz Paixão Chaves

Kelle Fernandes Guimarães

Laen Silva Barros

Vanessa Magna Santos Castro

 

 

GESTÃO AMBIENTAL:

CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES NA COMPANHIA DE BEBIDA DAS AMÉRICAS - AMBEV, EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS

 
 
 
 
 
 
 
 
Belo Horizonte

21 outubro 2013
Alessandra Mendes Silva Oliveira

Ana Paula Marcelino

Caroline Beatriz Paixão Chaves

Kelle Fernandes Guimarães

Laen Silva Barros

Vanessa Magna Santos Castro

 

 

 

 

GESTÃO AMBIENTAL:

CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES NA COMPANHIA DE BEBIDA DAS AMÉRICAS - AMBEV, EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS

 

 

Artigo apresentado às disciplinas: Contabilidade Avançada, Direito Tributário, Fundamentos de Marketing, Introdução à Ciência Atuarial, Planejamento e Gestão Governamental, Sistemas Contábeis I e Teoria Básica da Contabilidade do 4º Período Manhã do Curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas BH.

Professores: Amaro da Silva Júnior

Fátima Maria Penido Drumond

José Chequer Netto

Josimara Sampaio Magalhães

Marcelo Nascimento Soares

Sabino Joaquim de Paula Freitas

Sérgio Ribeiro da Silva

 

 

 

 

Belo Horizonte

21 outubro 2013

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 03

 

2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO AMBIENTAL.......................... 04

 

3 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A GESTÃO AMBIENTAL..................................... 05

 

4 IDENTIDADE HUMANA: RESPONSABILIDADE PESSOAL, SOCIAL E

GLOBAL........................................................................................................................ 07

 

5 CONDIÇÃO PLANETÁRIA.................................................................................... 08

 

6 ESTUDO DE CASO: A EFETIVIDADE DA GESTÃO AMBIENTAL

NA ORGANIZAÇÃO EMPRESÁRIA AMBEV......................................................... 09

6.1 A empresa.............................................................................................................. 09

6.2 Relatórios sociais................................................................................................ 09

6.2.1 Política ambiental............................................................................................. 09

6.2.2 Política social.................................................................................................... 12

6.2.3 Política econômica........................................................................................... 13

 

7 IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL NA

FORMAÇÃO PROFISSIONAL..................................................................................... 15

 

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 16

 

REFERÊNCIAS........................................................................................................... 18

 

ANEXO I........................................................................................................................ 19


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho propõe um estudo aprofundado sobre as práticas da gestão ambiental, seus conceitos, características e aplicações nas empresas bem como a legislação aplicável ao assunto, as considerações sobre a identidade humana, no que diz respeito à responsabilidade pessoal, social e global, além da condição planetária. O artigo buscou esclarecer de maneira sucinta o modo como as organizações interferem na economia, na natureza e nas sociedades das quais fazem parte.

 É importante salientar que a preocupação ambiental ganhou amplo destaque não apenas por estar associada ao meio ambiente, mas por referir-se à qualidade de vida da população como um todo e a possível escassez dos recursos naturais, visto que a sociedade está cada vez mais consciente e sensível aos problemas ambientais, demandando das sociedades empresarias uma postura mais sustentável.

Para construção do artigo a metodologia utilizada foi pesquisas em sites da internet, o que viabilizou a escolha da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) para a elaboração do estudo de caso, em seguida foi realizado a leitura analítica em artigos disponibilizados aos alunos e bibliografias indicadas pelos professores para desenvolver o referencial teórico.


2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO AMBIENTAL

Gestão ambiental envolve um sistema de administração empresarial mais transparente e ético, que dá ênfase às questões sociais e ambientais nas decisões e resultados das empresas. Desta forma, ela visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzem ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

Atualmente o tema gestão ambiental é relevante no contexto empresarial; esta visão é o resultado de uma mudança de enfoque onde se percebe uma conscientização popular no sentido de preservação do meio ambiente. Desse tipo de perspectiva empresarial derivam programas de incentivo e motivação aos empregados, programas de treinamento, reciclagem e desenvolvimento de pessoal, políticas de benefícios sociais, atitudes de preservação e recuperação do meio ambiente, que devem ser evidenciadas no balanço social, já que sua divulgação é positiva tanto para a imagem da empresa quanto para as informações contábeis e financeiras.

Essa nova tendência está dando origem a um mercado inteiramente novo, ampliando a área de atuação das demais profissões voltadas para a preservação ambiental. A contabilidade, por exemplo, contribui de forma positiva para tomada de decisões e avaliação regular de políticas no campo de proteção ambiental com dados econômicos e financeiros resultantes de interações de entidades que se utilizam da exploração do meio ambiente.

A contabilidade como veículo de informação, possui três grandes desafios: a identificação, a mensuração e a comunicação dos fatos ocorridos em uma entidade, de modo a colocar a disposição dos stakeholders informações que retratem as relações destes com a sociedade no ambiente em que estão inseridas. 

O Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), como uma de suas vertentes, são os demonstrativos capazes de evidenciar tanto os aspectos econômicos quanto os sociais, auxiliando na solução das dificuldades citadas acima, e inovando o foco utilizado até então, se constituindo nas mais ricas demonstrações para a avaliação dessas relações.

 


3 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A GESTÃO AMBIENTAL

As sociedades empresárias atuantes nos mais diversos ramos da atividade industrial estão cada vez mais empenhadas em alcançar e demonstrar um desempenho ambiental em concordância com as expectativas da sociedade, através do controle do impacto de suas atividades, produtos e serviços no meio ambiente. Considerando suas políticas e objetivos ambientais, as entidades têm de cumprir os requisitos legais ambientais no âmbito federal, estadual e municipal (leis, regulamentações, acordos e normas técnicas) e podem optar pela adoção de técnicas não obrigatórias que objetivam aperfeiçoar o processo produtivo nas organizações, disseminar a consciência ambiental dentro destas instituições e potencializar a satisfação dos stakeholders, aprimorando sua auto-imagem.

Nesse sentido o Direito Ambiental tem como objetivo indicar como verificar a necessidade de uso dos recursos naturais disponíveis, através de leis instituídas pela constituição federal, como a Lei nº 6938/81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, atendendo aos princípios regulamentados nesta, objetivando:

“a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico aos interesses da segurança nacional e a proteção da dignidade da vida humana”.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, instituído por essa lei, tem como principal competência estabelecer

mediante proposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, dos demais órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA e de Conselheiros do CONAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e Municípios e supervisionado pelo referido Instituto.

(O QUE é o CONAMA?)

Dentro desta concepção há ainda a teoria da equidade no acesso aos recursos naturais, pressupondo que estes devem satisfazer as necessidades comuns de todos os seres humanos, de modo a assegurar a todos este beneficio. A prioridade do uso dos bens ambientais não implica exclusividade de uso, os usuários devem acessá-lo na proporção de suas necessidades presentes, e não futuras, levando em consideração as três formas de acesso aos bens ambientais: o acesso visando o consumo do bem, acesso causando poluição e acesso para contemplação da paisagem.

Ao usufruir do benefício dos bens ambientais, caso uma instituição ultrapasse os limites estabelecidos por lei, mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente, configura-se um crime ambiental, previsto na Lei dos Crimes Ambientais nº 9605/98. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente, conforme o disposto nesta lei, cabendo a autoridade competente observar a gravidade do fato e suas conseqüências para a saúde pública e para o meio ambiente, os antecedentes do infrator e a situação econômica deste, em caso de multa.

Alinhado à legislação aplicada, tem-se a política ambiental da organização, fundamentada em medidas como o 5S (que ensina bons hábitos e eliminação de desperdício, objetivando manter a organização limpa e zelar pelo local de trabalho), o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL (consiste na implantação de um projeto em um país em desenvolvimento, com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa e contribuir para o desenvolvimento sustentável do local) e o Controle de Qualidade Total – TQC (que busca a satisfação de todos os agentes envolvidos no processo produtivo e aquisitivo, adaptando-se a alterações sociais tecnológicas e econômicas no meio em que trabalham), constituindo um processo de aperfeiçoamento do Sistema de Gestão Ambiental para alcançar melhorias no desempenho ambiental global.

Além disso, as organizações podem obter certificação mediante cumprimento das metas previstas na ISO14000, que reconhece os esforços das entidades para minimizar os efeitos nocivos causados por suas atividades ao meio ambiente, e na ISO14001 que estabelece o Sistema de Gestão Ambiental da sociedade empresária.

O Sistema de Gestão Ambiental é mais observado como uma estrutura de organização que necessita ser continuamente monitorada e renovada, visando fornecer orientação pontual para as atividades ambientais de uma entidade, em resposta a fatores internos e externos. Funções, responsabilidade e atribuições devem ser definidas, documentadas e comunicadas de maneira a facilitar o gerenciamento ambiental efetivo. A gerência deve fornecer os recursos essenciais para a implementação e controle do Sistema de Gestão Ambiental. Estes recursos incluem habilidades especializadas, tecnologia, recursos humanos e financeiros.

                      
4 IDENTIDADE HUMANA: RESPONSABILIDADE PESSOAL, SOCIAL E GLOBAL

Somos indivíduos de uma sociedade e fazemos parte de uma espécie. Mas, ao mesmo tempo em que fazemos parte de uma sociedade, temos a sociedade como parte de nós, pois desde o nosso nascimento a cultura se nos imprime. Nós somos de uma espécie, mas ao mesmo tempo a espécie é em nós e depende de nós. (OS SETE saberes necessários à educação do futuro, p.4)

Com o universalismo e a evolução do mundo o homem passou por diversas transformações. Ele não se preocupou com a forma como iria consumir os recursos naturais disponíveis para que pudesse alcançar seus objetivos. Pode-se dizer que o ser humano é deficiente na percepção da necessidade do outro e na sua própria necessidade futura, atentando-se apenas à sua necessidade presente.

Atualmente, diante da escassez de recursos e do crescimento exacerbado da população, é necessário observar o mundo em sua totalidade, de modo que o homem se identifique como indivíduo parte de uma sociedade que necessita conscientizar-se para tomar decisões mais efetivas com o intuito de preservar os recursos ainda disponíveis e reduzir efetivamente os danos já causados e ainda levar em consideração as questões sociais, como por exemplo, a má distribuição dos recursos econômico-financeiros.


5 CONDIÇÃO PLANETÁRIA

O crescimento da ameaça letal se expande em vez de diminuir: a ameaça nuclear, a ameaça ecológica, a degradação da vida planetária. Ainda que haja uma tomada de consciência de todos esses problemas, ela é tímida e não conduziu ainda a nenhuma decisão efetiva. Por isso, faz-se urgente a construção de uma consciência planetária. (OS SETE saberes necessário à educação do futuro, p. 10).

A condição planetária, que é o conhecimento do planeta, o envolvimento do homem com o meio onde vive, é explicada por Edgar Morin no livro Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro. Diante deste conceito podemos justificar a conscientização que vem ocorrendo com as instituições e com a sociedade perante as questões ambientais e sociais de forma global, mas em concordância com a citação feita acima, podemos afirmar que é uma consciência ainda tímida perante a grandeza dos danos causados pelo homem à natureza.


6 ESTUDO DE CASO: A EFETIVIDADE DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS (AMBEV)

 

6.1 A empresa

 

Para desenvolver o estudo de caso o grupo escolheu a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), uma sociedade empresária de capital aberto, com sede em São Paulo, que produz cervejas, refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas e não carbonatadas. A Ambev é a quarta maior cervejaria do mundo, líder no mercado latino americano e integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser-Busch InBev.

Sua missão é criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços, uma vez que, sua visão é ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor. Para tanto, ela está intrinsecamente ligada aos seis pilares que adota: crescimento de receita, construção de marcas fortes, excelência em distribuição, gestão de custos eficiente, disciplina financeira e gente engajada.

A Ambev é uma entidade que adota um modelo de gestão altamente sustentável. Ela entende que o diferencial de seu crescimento está relacionado às suas práticas sustentáveis. As políticas ambientais permitiram que ela reduzisse consideravelmente seu consumo de água e emissão de CO2 no processo de fabricação de suas bebidas, bem como investimento em políticas de consumo responsável e programas sociais e ambientais voltados para as comunidades locais.

 

6.2 Relatórios sociais

 

6.2.1 Política ambiental (Sustentabilidade)

 

A preservação do meio ambiente é uma prioridade para a Ambev e faz parte da gestão da companhia. Ela é referência em melhores práticas ambientais graças ao desempenho do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), adotado em suas cervejarias para estabelecer e monitorar a evolução contínua da ecoeficiência. Todas as unidades possuíram em 2012 metas para reduzir o consumo de água em todo o seu processo produtivo, diminuir o consumo de energia e emissão de poluentes, além de aumentar os índices de reciclagem de resíduos.

O índice de consumo de água nas unidades da entidade caiu 33%, nos últimos 10 anos. A Ambev também tem diversificado sua matriz energética, dando prioridade ao uso de biomassa e biogás. Isso colaborou para a redução de 14,7% entre 2009 e 2012 da emissão de CO2. Outro programa é o compartilhamento de frota com outras empresas. A iniciativa já permitiu à Ambev economizar mais de 4 milhões de diesel e deixar de lançar na atmosfera 446,3 toneladas de CO2 ao longo de dois anos. Isso porque os caminhões que voltariam vazios depois de abastecer os centros de distribuição da Ambev passaram a transportar  mercadorias de outras empresas.

 

 

        

Fonte: Valores Ambientais – Ambev

  1. Projetos

 

            A Ambev como modelo de sociedade empresaria sustentável busca a todo o momento com diversas iniciativas ser a melhor empresa em um mundo melhor, razão pela qual desenvolveu diversos projetos, dentre eles estão:

Programa Ambev Recicla: internamente, a empresa reaproveita 98,2% dos subprodutos gerados no processo de fabricação de suas bebidas. Esses subprodutos são comercializados para o devido reaproveitamento por outros segmentos: o bagaço do malte é destinado à alimentação de gado; o fermento e a levedura são usados na composição de aromatizantes. Em 2010 obtiveram uma receita extra de 80,3 milhões com a venda desses subprodutos. Dentro do projeto Ambev Recicla destacam-se algumas ações desenvolvidas por ela, como:

  • Educação Ambiental organização de palestras e atividades educativas para mais de dezesseis mil alunos de escola próximas as suas fabricas;
  • Apoio as Cooperativas: programa Reciclagem Solidaria, apoia e beneficia mais de quarenta e seis cooperativas e dois mil catadores em todo pais, por meio de capacitação e doação de equipamentos estimulando assim a coleta seletiva;
  • Pontos de Coletas Seletivas: Ações em pontos de vendas, uma iniciativa que beneficia diversas cooperativas de reciclagem com a instalação e manutenção de mais de uma centena de pontos de entrega voluntária em quatorze estados do país. Há também a coleta de óleo de cozinha em restaurantes e bares clientes da companhia, para que o material seja transformado em biodiesel.
  • Desenvolvimento de Embalagens Sustentáveis: nesse projeto ela desenvolveu a primeira garrafa reciclada, bem como embalagem de vidro retornável, Dentre outros.

Projeto Bacias: tem o objetivo de promover a recuperação, conservação e  gestão das bacias hidrológicas que abastecem as trinta e quatro fabricas da Ambev no Brasil, para tanto, contou com o apoio da comunidade local, capacitando alguns voluntários para monitorar a qualidade da água.

 

  1. Valores e metas ambientais

 

Como uma organização compromissada com as questões ambientais, a Ambev adota as seguintes metas a serem alcançadas até 2017:

  • Reduzir o consumo global de água para 3,2 hectolitros de água por hectolitros de produção;
  • Trabalhar em parcerias com os stakeholders locais para melhorar a gestão da água em regiões-chaves de cultivo de cevada;
  • Participar junto com parceiros locais de medidas de proteção de bacias hidrográficas em todos os locais estratégicos, onde tem instalações fabris em sete países incluindo o Brasil;
  • Reduzir em 10% as emissões globais de gases do efeito estufa e uso de energia por hectolitro de produção;
  • Reduzir em cem mil toneladas os materiais usados para as embalagens;
  • 70% dos refrigerantes adquiridos anualmente em nível global devem ter modelos mais ecológicos.

6.2.2 Política social

 

A Ambev acredita no potencial multiplicador de suas ações, com foco na geração de valor. Por isso, sua estratégia está prioritariamente apoiada em ações estruturantes, que possam realmente transformar e beneficiar a sociedade de forma permanente. Para gerar valor social ela adota as seguintes medidas:

 

  1. Consumo responsável

 

Para a entidade não interessa nenhum tipo de consumo inadequado, tais como consumo de bebidas alcoólicas entre menores, gestantes ou na direção de veículos adotando iniciativas como doações de bafômetros para o setor público. No início dos anos 2000, a Ambev foi à única companhia de bebidas a participar das discussões da Organização Mundial da Saúde, sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Em 2003 ela lançou o primeiro Programa Ambev de Consumo Responsável, que teve como base estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas para menores, esse compromisso é traduzido em iniciativas e projetos como:

  • Programa Jovens de Responsa: hoje a Ambev conta com a parceria de dezoito ONGs e tem o objetivo de atuar nas comunidades onde essas organizações estão presentes para inibir o consumo de bebida alcoólica para menores de 18 anos.
  • Programa Bar de Responsa: uma iniciativa voltada a donos de bares para conscientizá-los a não vender bebida alcoólica a menores ou para pessoas embriagadas.
  • Programa Supermercado de Responsa: è um projeto criado em 2011 em parceria com o Grupo Pão de Açúcar para garantir que a venda de bebidas alcoólicas em supermercados seja realizada somente a consumidores com idade superior a 18 anos.

 

  1. Recursos humanos

 

A Ambev chegou ao final de 2012 com aproximadamente 51,3 mil funcionários, difundidos em todas as suas unidades. Ela os considera sua maior fortaleza e por isso investe permanentemente no desenvolvimento deles, capacitando-os e qualificando-os em todos os níveis hierárquicos.

Comprometida com a saúde e bem-estar dos seus funcionários o objetivo da companhia é zerar os acidentes em todas as unidades. Engajada na política de segurança do trabalho criou o Plano Diretor de Segurança onde prevê que as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), a área de Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), os gerentes e os supervisores estejam constantemente envolvidos com o tema.

 

  1. Projeto Fazenda Guaraná

 

Projeto Guaraná, um projeto em parceria com o governo do Estado que visa promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Maués, município do Amazonas. Estimulando a produção de guaraná e contribuindo para a capacitação de agricultores que contam com assistência técnica de consultores especializados.

  Além da preocupação com a produção de guaraná, o projeto também atua para o desenvolvimento social da região, contribuindo com o financiamento de 1,3 mil casas na zona rural, que concentra 40% da população do município, e com a infraestrutura das moradias, oferecendo acesso à luz e a antenas parabólicas.

 

6.2.3 Política econômica

 

No Brasil, em 2012, a Ambev sofreu com o aumento de impostos pelo segundo ano consecutivo e com crescimento econômico baixo se comparado com os anos anteriores.

Diante desse quadro, suas estratégias comerciais foram decisivas para impulsionar o crescimento de volume. Os investimentos somaram um total de R$ 3.014,0 milhões, dos quais R$ 2.141,4 milhões foram no Brasil, para a manutenção e ampliação da capacidade produtiva e logística e compra de ativos comerciais necessários para o crescimento do negócio. Realizou também uma aliança estratégica com a Cervecería Nacional Dominicana que resultou na criação da empresa de bebidas líder no Caribe. Já a América Latina Sul também obteve bons resultados em 2012 mesmo diante do cenário desafiador de indústria na Argentina. Na América do Norte, alcançaram um resultado positivo no ano, uma vez que, conseguiram crescer o EBITDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos e Depreciação Acumulada) da operação e manter uma posição de liderança no mercado.

Os acionistas da Ambev têm a confiança de que detêm papéis de uma companhia estável, forte, social e ambientalmente responsável e que atua de forma sustentável, incluindo em seus resultados lucros financeiros consistentes ao longo dos anos. 

Indicadores econômicos mantêm a confiança dos acionistas na sustentabilidade da companhia.

Fonte: Valores Econômicos – Ambev

            A Ambev foi considerada pelos presidentes das principais companhias do país como a melhor empresa do Brasil das quatro ultimas décadas, assim ela desmitifica que ser uma empresa sustentável reduz os lucros, pelo contrario, sua receita liquida cresceu seis vezes desde a sua criação em 1999 e chegou a 33 bilhões em 2012. No mesmo periodo suas ações valorizaram mais de 2.670%, ante 176% do IBOVESPA, o desempenho fez com que a Ambev superasse a VALE em 2012 como a maior empresa privada do país.


7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A gestão ambiental é um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos. Por se tratar de interesse da humanidade, no que diz respeito à preservação da espécie, já que dependemos dos recursos naturais que estão cada vez mais escassos.

Com relação à identidade humana e condição planetária vimos que o homem precisa observar o mundo na sua totalidade e conscientizar-se das mudanças que vem ocorrendo no planeta, com relação ao meio social e ambiental, procurar de forma conjunta soluções viáveis para preservação e construção de um mundo melhor, deixando de ter o olhar fixado no presente para enxergar e prever os danos futuros.

Observamos que hoje já existe uma legislação específica para tratar dos assuntos ambientais, contudo, no Brasil, ainda que se tenha aplicado as devidas multas, não foi noticiado nenhuma prisão de pessoas físicas, autoras, co-autoras ou participantes de crimes ambientais, sendo que estas também são responsabilizadas pelo prejuízo causado pelas pessoas jurídicas à qualidade do meio ambiente, embora seja possível notar que este dia não está longe devido à pressão da sociedade.

As entidades estão cada vez mais se portando de maneira consciente para atender as cobranças e exigências da sociedade e autoridades governamentais em relação à sustentabilidade, já que elas são as maiores causadoras de danos ao meio onde estão inseridas.

Para demonstrar essa postura escolhemos como estudo de caso a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), uma empresa que busca em seu processo de fabricação um posicionamento altamente sustentável, que gera ganhos não só para a empresa como também para seus stakeholders, como pode ser observado pela Demonstração do Valor Adicionado – DVA, uma ferramenta utilizada pela contabilidade que fornece informações sobre a real capacidade de uma entidade em produzir riquezas, bem como a sua distribuição, possuindo um caráter econômico-financeiro, social e ambiental.

Ao analisar a DVA da Ambev, anexada ao trabalho, podemos constatar a forma de distribuição de seus ganhos, sendo que 9,14% são destinados aos empregados; 52,1% ao governo, de forma que 22,92% vão para o governo Federal, 29,12% para o Estadual e 0,05% ficam para os municípios; 5,14% aos financiadores; 33,62% aos investidores, desses 13,19% vão para o pagamento de dividendos e 14,64% ficam nos lucros retidos.

O grupo observou que a maior fatia da sua riqueza é destinada ao governo, uma vez que, a tributação sobre indústrias de bebidas alcoólicas é mais onerosa. A Ambev é autossustentável, pois utiliza pouco capital de terceiros. Apesar de assumir em seu Relatório Social ser uma empresa comprometida com seus funcionários, menos de 10% é destinado a eles. Ela direciona um terço do seu valor adicionado a remuneração de capitais próprios, o que a torna uma empresa atrativa a investimentos.

Enfim, apesar de ser inquestionável o papel social desempenhado pela Ambev, ela enfrenta o desafio de se posicionar de forma positiva no mercado, uma vez que, seu produto principal, que é a cerveja, se consumido de forma irresponsável, pode acarretar vários danos à saúde e a sociedade, já que a maior parte dos acidentes de trânsitos e agressões domésticas são causados por pessoas embriagadas, exigindo um alto gasto do Sistema Único de Saúde – SUS.

    
REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Fernando. O panorama atual das empresas. In: ALMEIDA, Fernando. Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Cap. 4, p. 93-104.

AMBEV. Disponível em: <http://www.ambev.com.br/pt-br.html>. Acesso em: 25 set. 2013.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Princípios gerais do direito ambiental. In: MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 21. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2013. Cap. 2, p. 90 a 94.

MORIN, Edgar. Ensinar a condição humana. In: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2000. Cap. 3, p. 47-59.

MORIN, Edgar. Ensinar a identidade terrena. In: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2000. Cap. 4, p. 63-75.

O QUE é o CONAMA? Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/>. Acesso em: 13 out. 2013.

 

OS SETE saberes necessários à educação do futuro. p 4. Disponível em: <http://www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf>. Acesso em: 30 set. 2013.

OS SETE saberes necessários à educação do futuro. p 10. Disponível em: <http://www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf>. Acesso em: 30 set. 2013.

ANEXO I

Demonstração do Valor Adicionado 2012 – Companhia de Bebidas das Américas (Ambev).

Fonte: Demonstrações Contábeis - Ambev