O conceito antropológico de cultura é uma ideia abstrata e geral do modo de vida de um grupo social, de uma sociedade, uma representação da vida social, de sua organização e de seus conteúdos, seus costumes, seus valores. O conceito é uma noção abstrata que nos possibilita pensar não somente o modo de vida de um dado grupo social, mas também a diversidade de modos de existência coletiva criados pelo homem, de modos de vida em comum, em sociedade, aprendidos e transmitidos como herança social. Cada cultura tem seu sistema de regras que são aprendidas por cada membro da cultura no processo de socialização.

            As regras tornam a vida social congruente, uma vez que instaura seu ordenamento segundo uma lógica. Comumente pensamos que a regra define o socialmente “correto”, estatui a ordem positiva regulando relações sociais, definindo linhas de conduta. Esse entendimento é reducionista, pois a função simbólica da regra tem um alcance muito maior, para além da mera disciplina. A regra permite a constituição de sentido. Como forma, a regra remete à estrutura; como conteúdo, a regra remete à simbolização, ao sentido. O sistema de regras é que dá expressão ao social. As regras o modelam, o formatam, exteriorizando-o em instituições. O pensamento coletivo engendra representações sociais a respeito do que é bom, adequado, ruim, inadequado, do que é permitido e do que é proibido. Uma regra só se mantém enquanto perdurar sua eficácia simbólica. Quando uma regra tem sua capacidade de simbolizar, de significar enfraquecida, perde sua força, tendendo progressivamente ao esvaziamento, ao descarte como um rejeito do social. Um exemplo disso em nossa cultura é a regra de tratamento senhor e senhora atribuído aos pais, aos mais velhos, às autoridades. É uma regra que vem progressivamente perdendo sua eficácia simbólica.

            Em observação desses conceitos na prática, foram visitadas as instituições de educação do município de Santa Rita do Araguaia, e entrevistadas profissionais do magistério, com mais de quarenta anos de idade e a maioria delas possui mais de quinze anos de efetivo exercício. Mencionaram o conceito de regra como muito importante na vida escolar, principalmente as regras básicas de educação, de boas maneiras e de boa convivência, porque a criança que vai para escola já com essas regras, o processo de socialização é muito mais fácil, já a criança que não apreendeu esses conceitos com muita paciência a professora tenta inserir em seu cotidiano tais regras.

Leiliane Alves Pereira de Oliveira é acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UAB/UFMT, Polo de Alto Araguaia-MT.