FACULDADE MARIO SCHENBERG

Graduação Tecnológica em Marketing

Orientador: Lawton Benatti

Conceito e características de varejo, dificuldades e ferramentas de marketing para pequeno varejo.

Igor Barreto de Mendonça

            O pequeno varejo é constituído geralmente por lojas independentes. Estas têm como características uma administração simples, em geral esse atendimento é efetuado pelos proprietários ou gerentes. Para Las Casas (2006 , 27), Constituem a maioria do comércio varejista, sobretudo, nas comunidades de bairros e cidades do interior.

Podemos ter como exemplos pequenas lojas de bairros. Essa modalidade de loja é bem interessante para as pessoas do bairro em que elas se localizam, pois ao passo que fazem  os clientes que transitam pelas ruas onde as mesmas estão localizadas, caba se tornando o lugar onde os amigos mais próximos dos proprietários se encontram para fazer pequenas compras, em geral àquelas de última hora. Isso faz com que, na maioria das vezes, dentro da loja esteja sempre um clima de amizade e cordialidade.

Muitos lojistas tendem a achar que uma marca forte ou um bom trabalho de publicidade, seja um meio eficiente para atrair compradores. Todavia, o grande atrativo mesmo são as condições de pagamento, preço, bom atendimento e a qualidade do produto, atributos que fazem com que o cliente retorne a loja ,Silveira (2011, 226).Essas deficiências de planejamento e organização se tornam uma dificuldade de estratégias eficazes diante da concorrência.

A grande maioria das pequenas lojas varejistas não tem a menor preocupação em saber quem ê seu cliente e qual seu perfil elas simplesmente abrem as portas e vendem determinada marca ou produto,geralmente com base no gosto pessoal do comprador ou dono da loja,acreditando   que seu cliente terá as mesmas preferências .Em decorrência dessa forma de proceder, muitas lojas fecham antes de completar dois anos de existência segundo dados do Sindicato da micro e pequena e indústria.

Segundo Meneses (1998, 6), Conhecendo o consumidor torna-se mais fácil entender suas preferências, desejos e necessidades podendo criar uma estratégia eficaz para satisfação do cliente e aumento do consumo.

Com o crescimento do mercado e a grande variedade de concorrência, os clientes ficaram cada vez mais exigentes em suas escolhas e geralmente compram onde veem algum tipo de beneficio na compra.

O cliente nem sempre está ligado ao valor, mais sim no beneficio, no que aquele produto ou desconto pode representar para ele, portanto conseguir mostrar isso em forma promocional mostrando para ele a necessidade daquela compra por conta dos benefícios seja uma boa alternativa.

As ferramentas de marketing dentro de uma pequena ou média empresa podem ser usadas para a venda de pessoas, de uma marca ou até mesmo de um produto, pode visar aumento de lucros da empresa,satisfação de funcionários,conhecimento e divulgação e busca de melhorias.

          Marketing é o processo social e gerencial pelo qual indivíduo e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação oferta e troca de produtos de valor ao mercado, como processo de entender e atender o mercado. KOTLER ( 2000, 89).

O pequeno varejista deve ter estratégias para atender as necessidades dos clientes,ter um atendimento,e deve estar sempre  disposto e aberto a novos conhecimentos e técnicas de inovação de vendas.

            A promoção geralmente é uma ferramenta muito usada no pequeno varejo, porém usada de forma emergencial, ou seja, quando aparece algum problema ou quando se precisa de capital rápido,isso, porém é um erro ações promocionais em geral devem ser usadas para chamar atenção, aumentar os lucros e fidelizar os clientes.

Ações promocionais são de diversas formas e não só obtendo descontos em dinheiro, mas fazendo cartões fidelidade, sorteando brindes, vale compras, ou tickets de desconto, uma ação promocional pode trazer bons resultados à empresa e pode fazê-la ser notada entre as concorrentes e pode trazer o aumento financeiro que é a intenção de qualquer empresa que tem por objetivo as vendas de produtos e serviços.

O marketing promocional está ligado diretamente ao setor de vendas,assim como nas estratégias de força de vendas de uma empresa, podendo mostrar formas de evolução da marca, da visibilidade dela entre os concorrentes e para os clientes e no aumento dos lucros financeiros.

Referencias Bibliográficas

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de varejo, 4ª edição, São Paulo, Atlas, 2006.

SILVEIRA , Jose Augusto Giesbrecht. Varejo competitivo, 1ª edição , São Paulo, Atlas , 2001

KOTLER, Philip. Administração de marketing, 10ª edição, São Paulo, Pearson, 2000.

http://www.ead.fea.usp.br/semead/3semead/Resumos/Art081.htm