RESUMO

Conceituação de sujeito na gramática tradicional é um dos tantos pontos que merecem uma maior apreciação por parte dos que trabalham tentando descrever aspectos da língua, já que as análises até então efetuadas não têm dado conta do tipo de investigação necessária nesses casos, caracterizadas por um maior aprumo e precisão. As gramáticas tradicionais apresentam noções, às vezes, vagas sobre sujeito. Assim sendo, o objetivo é contribuir com aqueles que se interessam pelos assuntos pertinentes à língua portuguesa: estudantes de Letras, professores e, ainda, pesquisadores que se inquietam diante de muitas incoerências dos manuais tradicionais no estudo gramatical de sujeito.

Palavras-chave: Análise. Noções. Contribuir.

INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa será analisada a importância do sujeito procurando demonstrar a conceituação na gramática tradicional, bem como importância dos tantos pontos que merecem uma maior apreciação numa oração, os quais os tornam mais sensíveis à beleza da linguagem e o significado simbólico das palavras.

1 O OBJETIVO DO CONCEITO DO SUJEITO

Com base em modernas teorias sobre a sintaxe da língua portuguesa, o presente estudo faz uma análise crítica do modelo tradicional dos conceitos de sujeito ? termo essencial da sintaxe das gramáticas tradicionais ? oculto, indeterminado e inexistente, propondo um levantamento do que pode ser considerado problema em relação a essas definições e, em que medida, elas comprometem o que se pretende ser um trabalho de descrição sintática da língua. As gramáticas tradicionais apresentam noções, às vezes, vagas sobre sujeito. Assim sendo, o objetivo é contribuir com aqueles que se interessam pelos assuntos pertinentes à língua portuguesa: estudantes de Letras, professores e, ainda, pesquisadores que se inquietam diante de muitas incoerências dos manuais tradicionais no estudo gramatical.