Faculdade Mario Schenberg

Tecnólogo de marketing

Professor orientador Lawton Benatti

Conceito do Marketing e sua importância

Caio Fontes Pereira 

Conceito de marketing

O que é marketing?

O marketing é traçar estratégia para atingirmos diversos objetivos dentro de uma organização ou até mesmo para nós como o marketing pessoal. Assim, satisfazendo uma necessidade ou um desejo de um público alvo.

Esta estratégia  pode mudar pouca coisa de uma instituição para outra trazendo resultados completamente diferentes por conta de mudanças de publico alvo regiões e ate mesmo por princípios de cada instituição.

Área que engloba atividades direcionadas às relações de trocas, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes, visando alcançar objetivos econômico e sociais das empresas. (kotler, 2000, p.30)

O conceito de marketing é dinâmico, ágil e muda às vezes de forma imperceptível (GONÇALVES, 1991).

Aborda que o marketing é identificado como ação de criação, promoção e fornecimento de bens e serviços ao mercado. O marketing é definido de acordo coma sua função social que é o processo no qual o indivíduo ou grupo obtêm através dessa ação citada acima o que desejam ou necessitam ou de acordo com a sua função gerencial, de venda de produtos. (Kotler ,1998)

O marketing é muito mais que simplesmente vender. Vender é uma parte importante do marketing, mas não a mais importante. "O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho" Kotler (apud DRUCKER, 2006, p. 04).

O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. (KOTLER, 2006, p. 04)

Cabe a cada empresa buscar a análise dos ambientes interno e externo para determinar estratégias de marketing que garantam o sucesso e a execução de seus objetivos. (DRUCKER, 2001)

Vimos que marketing é muito mais que venda e sim um conjunto de análises para traçarmos a melhor estratégia de para atender o publico alvo.

Importância do Marketing.

Hoje o mercado está muito competitivo assim existem fatores que fazem muita diferença e que tornam um empresa líder de mercado. O mercado que define alguns critérios tais como procura de produtos e as necessidades do momento.

Para uma empresa ter a percepção correta do mercado tem de elaborar um plano de marketing, assim estabelecendo pré metas, desta  forma a instituição planeja toda a trajetória de um produto ou ate mesmo da empresa em busca de obter os melhores resultados, controlando melhor os recursos, verificando o alcance das pré metas e tendo o total controle das suas ações.

Os principais motivos para elaborar um plano de marketing são. Estar atento a mudanças de mercado, inovar os produtos e serviços para o cliente, trazer para os clientes produtos e serviços que se identifica com o publico alvo, assim quando uma empresa se propõe traçar um plano de marketing é fundamental ter bem definido a região onde ira atuar e qual o seu publico alvo que o plano se dirige. O estudo demográfico tem de ser bem feito pois a mesma estratégia pode ser um sucesso em lugar e um desastre em outra, porque a polução tem diferentes expectativas.

Um dos principais  objetivos do marketing é tornar a empresa diferente das demais, toda empresa aspira ser a única a oferecer o que seu publica deseja em busca deste objetivo pode se ter um atendimento personalizado.

O mercado está a cada dia mais exigente e mais resistente as formas de marketing que o mercado vem utilizando que já esta ultrapassado forçando a inovação de todas as empresas.

Mas o marketing é muito mais que vendas como a maioria da população pensa e também não se resume a apenas uma um departamento da empresa. O marketing inicia-se antes mesmo do lançamento de um produto, já esta presente na fase de criação, produção e de venda assim completando todo o ciclo de vida de um produto ou serviço.

“ O sucesso financeiro muitas vezes depende da habilidade de marketing”. Quando não existe uma boa demanda pelos produtos e serviços que a organização oferece, ela não obtém lucro e então as outras funções de negócio que não a de marketing da empresa não terão sentido. Kotler (2006, p.02).

As empresas sujeitas a maior risco são aquelas que não conseguem monitorar seus clientes e concorrentes com cuidado e aperfeiçoar sempre suas ofertas de valor. (KOTLER, 2006, p. 03).

Dizer que a empresa deve atrair e manter clientes leva-a a enfrentar a necessidade de descobrir o que realmente as pessoas desejam e valorizam e, depois, a atender a esses desejos e valores. Descobre-se com isso que quando a empresa tem um norte, uma orientação específica, quando o lucro não é o único objetivo da empresa ela passa a ter um objetivo maior e então justificar moralmente sua existência. Geralmente as empresas mais eficazes tendem a praticar o marketing e entender a visão de marketing do processo empresarial, entender que o objetivo maior de uma empresa é criar e manter clientes (LEVITT, 1990, p28).

 O marketing consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo. Para realizar trocas bem-sucedidas, os profissionais de marketing analisam aquilo que cada uma das partes espera da transação (KOTLER, 2006, p. 05 e 06)

            Os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações e ideias. Kotler (2006, p. 06).

 REFERÊNCIAS

DUCKER, Peter F. A Administração. São Paulo: Nobel, 2001

GONÇALVES, David. Vendas e marketing. Como criar e manter clientes. São Paulo: Ed. Rumo, 1991.

LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1990.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.