Associação Ahmadia do Islão em Portugal, a filial da Comunidade Islâmica Ahmadia Internacional celebrou, no dia 23 de março de 2015, o seu 126º aniversário.

Os membros reuniram-se na sede situada na Quinta do José Luís, Pontinha. As atividades de celebração começaram  às 14:00h com a recitação do Sagrado Al-Corão seguido pelo poema e três discursos. Os oradores falaram sobre os diversos aspetos da vida de Hadrat Mirza Ghulam Ahmad, o fundador da Comunidade Islâmica Ahmadia.

Apresenta-se a seguir um breve resumo da vida do Hadrat Mirza Gulam Ahmad, o fundador da Comunidade Islâmica Ahmadia que proclamou ser Messias Prometido, Imam Al-Mahdi e Reformador desta era.

Hadrat Mirza Gulam Ahmad nasceu no seio de uma família nobre em Qadian, na Índia. Desde cedo demonstrou um vivo interesse na religião. Era também conhecido pela sua honestidade, compaixão e determinação. À medida que o tempo passou o seu conhecimento e entendimento da religião e a sua aplicação à sociedade tornaram-se mais profundos. Enquanto Muçulmano acreditava que todas as religiões eram verdadeiras na sua fonte, tentou sempre proteger a dignidade de todas as religiões e dos seus profetas.

 A sua defesa sincera da religião foi finalmente abençoada por Deus e recebeu a revelação da sua designação por Deus em 1882. Continuou a receber a bênção da revelação ao longo da sua vida e em 1889, sob orientação Divina, fundou a Comunidade Islâmica Ahmadia. Afirmou ser o Messias Prometido e o Imam Al-Mahdi. Desde a sua fundação, a comunidade tem vindo a promover a mensagem pacífica do Islão pelo mundo. 

Hadrat Mirza Ghulam Ahmad era um escritor respeitado e escreveu mais de oitenta livros sobre diferentes assuntos religiosos. Através da lógica que apela à mente moderna, deu uma explicação abrangente dos ensinamentos religiosos e verdades espirituais e os seus escritos sobre o Islão e sua relevância para os tempos atuais atribuíram-lhe uma ampla aclamação.

Os seus trabalhos académicos incluem A Filosofia dos Ensinamentos do Islão – sobre os estados físicos, morais e espirituai do homem e da vida após a morte, e Jesus na Índia, uma obra fascinante que desvenda provas extraordinárias da viagem de Jesus à Índia – um relato histórico que foi corroborado por. provas subsequentes e investigação independente.

Enquanto seguidor e subordinado do Sagrado Profeta do Islão (que a paz e bênçãos de Deus estejam com ele), era um mensageiro da paz. Tentou  restaurara filosofia pacífica do Islão em todos os aspetos da paz. Por exemplo, realçou que o Islão rejeitou a violência, encorajou a aprendizagem e motivou a evolução pessoal. As suas obras lançaram a base da paz mundial e deu ênfase à necessidade de reavivar o espírito da humanidade que nasceu do amor de Deus.

“Farei com que a tua mensagem chegue a todos os cantos da terra” Esta promessa Divina foi revelada ao Hadrat Mirza Ghulam Ahmad garantindo-lhe o sucesso da sua missão. Esta foi cumprida de várias maneiras – a comunidade está atualmente estabelecida em todo o mundo e através do canal MTA International transmite a mensagem pacífica do Islão.

Nas suas inúmeras profecias, Hadrat Mirza Ghulam Ahmad também previu a expansão fenomenal da comunidade. De 1889 até ao seu falecimento em 1908 dezenas de milhares de pessoas aceitaram-no. Esta bênção de expansão continuou através dos seus Califas (sucessores espirituais).

Atualmente, sob o quinto sucessor, a comunidade representa uma verdadeira comunidade global com dezenas de milhões de membros espalhados em mais de 200 países.

“Vim apenas para plantar a semente, que foi semeada pela minha mão. Agora vai crescer e dar frutos e ninguém poderá impedi-la de crescer”.

(Profecia do Hadrat Mirza Ghulam Ahmad sobre o sucesso do ressurgimento pacífico do Islão)

 

Citações Selecionadas do Hadrat Mirza Ghulam Ahmad

Amor de Deus

“O nosso paraíso está no nosso Deus. O nosso maior prazer está no nosso Deus, pois O vimos e encontrámos toda a beleza nEle”. (Kashti Nuh, pág. 21-22, Ruhani Khazain Vol. 19)

 

Compaixão pela Humanidade

“Anuncio a todos os Muçulmanos, Cristãos, Hindus e Aryas que não tenho inimigos no mundo. Amo a humanidade como uma mãe compassiva ama os filhos – talvez até mais. Sou apenas inimigo das falsas doutrinas que matam a verdade. A compaixão humana é o meu dever.” (Siraje Muneer, pág. 28, Ruhani Khazain, Vol. 12)

 

Respeito por todos os Profetas

“…acreditar na verdade de todos os profetas de onde quer que tenham aparecido; na Índia, Pérsia ou China ou qualquer outro país e para quem Deus encheu o coração de milhões de pessoas com reverência e profundo respeito e fez com que as suas religiões ficassem firmemente enraizadas”. (Ruhani Khazain, Vol. 12: Tofah Qaisaria, pág. 59)

 

Bondade e Humanidade

“O princípio ao qual aderimos é que temos bondade no nosso coração para toda a humanidade. Se alguém vir a casa de um vizinho Hindu em chamas e se não ajudar a apagar o fogo, declaro com toda a certeza que essa pessoa não pertence a mim. Se algum dos meus seguidores tiver visto alguém tentar matar um Cristão e não fizer nada para o salvar, declaro com toda a clareza que essa pessoa não pertence a nós”. (Siraje Muneer, pág. 28, Ruhani Khazain, Vol. 12)

 

Verdade

“Não mateis a verdade ao aderir obstinadamente à injustiça. Aceitai a verdade ainda que a recebais de uma criança”.  (Izala-e-Auham, Pt 2, pág. 550, Ruhani Khazain Vol. 3)