Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos – Dinâmica  das Relações Interpessoais

Professora orientadora: Esther Cosso

Comunicação Organizacional

Aluno: Rodrigo de Melo Toneli

Em um mundo cada vez mais globalizado a comunicação é uma ferramenta de suma importância nas organizações, pois através dela se pode atrair clientes e ter bons resultados.

Para que a comunicação possa ter bons resultados e preciso que isso comece primeiramente dentro da organização, ou seja, com os próprios colaboradores, pois são também parte importante da organização é preciso que todos estejam ligados a tudo o que diz respeito a organização pois também fazem parte da estratégia da empresa e que tenham comprometimento junto a empresa.para isso é preciso ter uma boa comunicação interpessoal.

Toda empresa que deseja ter bons resultados no mercado de trabalho precisa.

Ter uma boa comunicação entre chefe e empregado é uma questão de estratégia, pois quando há uma boa comunicação entre as partes há bom desenvolvimento da empresa, pois ambos ganham a empresa atrai clientes cada vez mais e os colaboradores também ganham, pois foram partes importantes desse processo terão mais chance de expor suas idéias para beneficio da empresa, pois se sentiram partes importantes e com isso trará mais benefícios a empresa.

Segundo Kunsc (2009, p. 64) a comunicação organizacional é uma disciplina que cresceu muito ao longo do século XX e na primeira década deste terceiro milênio.

Estamos em um mundo cada vez mais competitivo e quando se fala em comunicação deve-se dar uma atenção maior, pois é através dela que organizações têm seus resultados alcançados, tendo uma ligação tanto interna com seus colaboradores, e como seus clientes que são a chave do sucesso, saber ouvir opiniões tanto de clientes como de colaboradores que estão ligados diretamente trás resultados a toda organização.

Existem também vários meios de comunicação para atrair cada vez mais clientes, através de radio, televisão, jornal, são meios de comunicação que sabendo utilizar de uma forma estratégica, terá um ótimo retorno, grandes empresas utilizam esse método para sucesso de seus produtos. Uma boa comunicação na empresa é tudo, tendo uma boa comunicação todos trabalham de forma transparente e eficaz, pois onde há respeito e compreensão, isso reflete aos clientes, pois fica de forma visível a qualidade da empresa.

Referencia bibliográfica

Kunsch, Margarida M. Krohling, Comunicação Organizacional. São Paulo: editora Saraiva, 2009.