Comunicação na Enfermagem
 
Comunicação na Enfermagem
 


Silvia Cristina Cruz(Aluna do 1° semestre do curso de enfermagem noturno da FUNEC  Santa Fé do Sul)

Como é importante a comunicação entre o enfermeiro e o paciente as vezes uma simples palavra alivia muito a dor, que o paciente esta sentindo naquele devido momento. Mas quais são as vantagens da comunicação entre o enfermeiro e o paciente? Em que ajuda essa comunicação?E como deve ser a comunicação para com cada enfermo?

A comunicação entre enfermeiros e pacientes é de grande importância facilitando e auxiliando no processo mais rápido de cura, mostrando para o paciente uma comunicação que o fará compreender melhor seus problemas. (SIGAUD, 1996)

Enfermeiros com grande habilidade de comunicação, se interagem melhor com os pacientes fazendo com que até mesmo sua estadia no período de adoecimento no hospital não seja tão ruim. (FIGUEIREDO, 2003)

E a comunicação com os enfermos deve ser de acordo com a sua idade e o tipo de educação, pois não se deve falar com uma criança como se ela fosse um adulto ou adolescente e vice versas esses casos. O enfermeiro deve saber a forma hospitalar e popular de se comunicar. (WONG, 1997)

Conclui-se que pacientes crianças, adolescentes ou adultos independente de qual for sua doença, terá grande melhoras quando a enfermeira sem ocultar nada, tenha para com ele uma comunicação adequada.

Referências:

FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. Ensinandoa cuidar da mulher,do Homem e do recém-nascido. São Caetano do Sul,SP. Difusão,2003.522p

SIGAUD, Cecília Helena de Siqueira. VERÍSSIMO, Maria De La Ó Ramalho. O cuidado de enfermagem à criança e o adolescente. São Paulo: EPU,1996. 269p

WONG, Donna L. Enfermagem Pediátrica. Rio de Janeiro. Guanabara, 1997. 1118p.

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também