O ato de se comunicar é muito rotineiro e simples na teoria, todo mundo sabe fazer, do seu jeito, mas sabemos. Á algum tempo, este conceito tomou uma forma diferente e vem sendo aplicado nas organizações, antes de maneira informal, e hoje como ferramenta importante para administração, e ponto forte de diferencial nas organizações. Em algumas empresas já é até possível encontrar departamentos próprios para este tipo de trabalho.

Esta atividade bem como outras que vem sendo aplicadas nas organizações, servem para facilitar e auxiliar na administração e no desenvolvimento das funções.

A comunicação interna tem papel muito importante na organização além de ser responsável por levar informações a todos os setores necessários com agilidade e coerência, também integra todas as áreas. Sobretudo nos dias de hoje, em que cada vez mais as empresas são organizadas por processos e que precisam buscar sinergia entre ás áreas para otimizar o uso de verbas, pessoas e instalações, bons sistemas de comunicação são fundamentais para o sucesso dos negócios. É fácil entendermos quando nos damos conta de que numa empresa, nada é de um departamento, sem o outro, um existe praticamente para prestar serviço ao outro, ao ver então este sistema completamente interligado, percebemos que a comunicação interna é mais do que passar informações deve ser tratada como um elo.

Por este conceito, é que se deve ter total conhecimento de como fazer a comunicação, e os riscos que podem ocorrer caso algo saia errado, ou alguma informação seja transmitida de forma erronia. E caso aconteça saber o corrigir.

Ou seja, comunicar empresarialmente, não é tarefa fácil, por isso existem profissionais se especializados nisto. Como podem observar este assunto assume bases estratégicas, pois numa organização atual não se pode mais haver individualização, quando um grupo sabe mais, a empresa intera sabe muito mais, o que pode trazer inúmeros benefícios a ela.