Computador e Ensino


Por
Elaine Lima


O presente texto é uma reflexão acerca do uso do computador como recurso didático e de sua importância no ambiente escolar, no contexto atual.

Para iniciar tal reflexão, é válido relembrarmos alguns dados, que podem parecer desnecessários, mas que são de extrema importância para nos situarmos de quando e como o computador passou a ser utilizado no ambiente educacional.

Pode-se considerar que a invenção do primeiro computador é um evento relativamente recente, se levarmos em conta o tempo que o homem vem desenvolvendo esforços no sentido de processar informações de forma mais eficiente. No que diz respeito ao uso do computador na educação, o acontecimento é ainda mais recente, pelas leituras realizadas até aqui, data-se o início da década de 60, as primeiras tentativas neste sentido.

Inicialmente o uso de computadores na escola estava intimamente ligado à administração. Tentativas de utilização didáticas eram restritas e, segundo alguns pesquisadores, apresentavam uma série de dificuldades. Segundo Marques (2001)¹ , Pappert foi dos pesquisadores pioneiros no uso do computador na escola. Um de seus objetivos era oferecer aos jovens a aprendizagem "concreta" de conceitos geométricos e matemáticos.

Apesar de todos os estudos realizados em prol da inserção do computador no ambiente escolar, a experiência brasileira de "informatização do ensino" começa apenas no início da década de 80 e praticamente ligada a rede privada de ensino do sul do país.

A popularização desse instrumento e de sua utilização na escola teve como ponto de partida a globalização que apontou a urgente necessidade de uma verdadeira evolução tecnológica.

O computador é sem dúvida uma bela invenção do cérebro humano, a qual cada área de atividade da sociedade quer adaptar suas necessidades e características. Com a educação não poderia ser diferente. Essa máquina é um instrumento dinâmico e deve ser empregada na escola exatamente por causa de seu dinamismo.

No inicio foi muito difícil aceitar a utilização desse aparato tecnológico, como instrumento de ensino. Muitos educadores tiveram receio da imposição, da moda, do fazer de conta e, mais ainda de ser substituído por máquinas. No entanto, hoje é possível verificar que o computador não é moda, que seu uso vai muito além do fazer de conta e que este não veio substituir o educador, pelo contrário, é um recurso a ser utilizado por ele.

Utilizar o computador como recurso didático nos dias atuais é, também, uma maneira de chamar a atenção dos discentes nas aulas, sejam elas ligadas a qualquer área do conhecimento, pois vivemos em um mundo altamente tecnológico, em que os alunos, mesmo os considerados de baixa renda, têm acesso aos diversos dispositivos tecnológicos e, se a escola não oferecer-lhes e ensiná-los as maneiras corretas de utilização, irá se tornar um museu educacional.

[1] MARQUES, Cristina P.C. [et.al]. Computador e ensino: uma aplicação à Língua Portuguesa. 2. ed. Ática.São Paulo: 2001.